Aproveite a época e prepare Geleia de Amora

Home / Receitas do OBA! / Aproveite a época e prepare Geleia de Amora

Se você, como eu, tem a sorte de morar em uma casa, e dentro de seu quintal tiver uma amoreira, sabe que nesta época ela está repleta de frutos. A minha nasceu sozinha, trazida por algum passarinho. Nasceu em um cantinho do muro, local pouco provável para qualquer árvore se manter de pé. Mesmo assim, ela foi crescendo, insistindo em lutar contra a gravidade, enfeitando o caminho que conduz à porta de casa.

amora-arvore

Nesta época, começo da primavera, e especialmente este ano, minha amoreira está carregada de frutos. Consequentemente, carregada de passarinhos fazendo a festa com os frutinhos. Sábias, sanhaços e saíras fizeram da árvore sua moradia, garantindo comida do nascer ao por do sol e mais alegria em meu quintal.

amora

Claro que com tanta amora, sempre temos de inventar alguma coisa e a primeira coisa que me vem a cabeça é uma geleia, a mais brejeira das geleias. Conheço poucas pessoas que não tiveram alguém da família que preparasse geleia de amora e servisse com orgulho em um café familiar. Na realidade, nesta época, geleia de amora vira febre em muitos lares. Não é a toa. O sabor azedinho destas frutinhas é irresistível e a facilidade e rapidez no preparo é mais um incentivo para você dedicar um pouco de seu tempo a esta geleia.

amora-2

E, caso você não possua uma amoreira em casa, um vizinho seu deve ter e não se importará em ceder um tanto. Se mesmo assim não encontrar ninguém que tenha, com certeza você irá encontrar amoras nas feiras livres a um preço bem camarada. No mais, é preparar a geleia e esperar os elogios.

Geleia de Amora

por 27 de setembro de 2016

  • Tempo de Preparo : 10 minutes
  • Tempo de Forno : 25 minutes
  • Porções : 1 vidro de 500 ml

Ingredientes

Modo de Preparo

Lave, retire os cabinhos das amoras e divida em duas partes. Processe uma metade no liquidificador. Coloque as amoras inteiras e as processadas em uma panela, de preferência de inox. Adicione o suco de limão, a canela e o açúcar e mexa tudo muito bem.

Ligue o fogo no alto e mexa até que comece a ferver. Abaixe o fogo para baixo. Após isto, vá retirando a espuma que sobe à superfície com uma escumadeira. Depois que não tiver mais espuma, adicione a vodka e espere até que chegue ao ponto certo. Isto deve durar em torno de 10 minutos. Não deixe passar o ponto, pois senão sua geleia ficará muito sólida. Para certificar-se do ponto certo, deixe um pires no freezer. Pingue um pouco da geleia no pires e vire. A geleia não deve escorrer.

Desligue o fogo e espere esfriar um pouco. Ponha em um pote de vidro esterilizado e guarde em geladeira.

amora-1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 4 comentários
  • Beth Salgueiro
    reply

    estou esperando juntar mais amoras pra fazer a minha geleia.
    minha receita é muito parecida com a sua, só não uso vodka.
    o que eu ponho e vc não, são casquinhas de maçã, que tem muita pectina, o conservante natural.
    faz o tempo de vida da geleia durar mais…
    beijo, chef.

    • Orlando Baumel
      reply

      Olá, Beth
      Muito bacana sua dica da casca de laranja. Obrigado por compartilhar.
      Um beijo!

pingbacks / trackbacks
  • […] continua a festa com as amoras aqui de casa. Depois da Geleia de Amora, chegou a vez de preparar um delicioso sorvete, perfeito para ser servido depois de um almoço bem […]

  • […] resistem na árvore e os passarinhos já não estão tão frequentes por aqui. Depois de ter feito Geleia de Amora e Sorvete de Amora, chegou a vez de preparar um delicioso […]

Comente