Alcachofra com Espinafre e Jamon

Home / Entradas / Alcachofra com Espinafre e Jamon

Entrada para ocasiões especias.

Alcachofras são uma versáteis e deliciosas.

Com ingredientes certos e um pouco de imaginação, você consegue elaborar diversos pratos com este ingrediente fantástico. Eu considero ideais para serem utilizadas como entrada. Inteiras, para saborear somente as folhas; recheadas com os mais diversos ingredientes ou somente os fundos, servindo como base para uma cobertura especial, elas nunca farão feio em nenhum evento.

Hoje você pode encontrar fundos de alcachofras congelados praticamente o ano inteiro, o que facilita muito seu uso, uma vez que eles já vem pré-cozidos.

A combinação alcachofra/espinafre é deliciosa. Os crisps de presunto Jamon Serrano conferem um sabor e uma crocância divina para este prato simples e sofisticado.

PREPARO

Aqueça o azeite em uma frigideira, ponha o azeite e grelhe a alcachofra dos dois lados, até dourar. Reserve.

Enquanto isto, aqueça água com sal até ferver e coloque as folhas de espinafre. Deixe cozinhar por 1 minuto. Escorra, deixe esfriar e pique grosseiramente. Reserve.

Na mesma frigideira que grelhou a alcachofra, adicione a cebola e o alho. Refogue por uns instantes e junte o espinafre. Tempere com o sal e a pimenta e cozinhe por 2 minutos. Retire e reserve.

Na frigideira, frite as tiras de presunto, colocando um pouco mais de azeite, caso seja necessário. Retire com escumadeira e escorra em papel toalha.

Para finalizar, coloque o espinafre em cima da alcachofra e polvilhe o queijo ralado por cima. Leve ao forno pré-aquecido deixando  até gratinar. Retire, coloque em um prato e ponha as tiras de presunto por cima de tudo.

Sirva imediatamente, como entrada.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.
Exibindo 2 comentários
pingbacks / trackbacks

Comente