Não tem quem não goste de batatas fritas. Com certeza é uma das “porções” mais vendidas no Brasil. Crocante por fora e macia por dentro é o que podemos chamar de “perfeição”. Porém, como todo mundo que cozinha sabe, nem sempre nossas batatas ficam como as servidas em lanchonetes mais bacanas. Para conseguir este resultado basta um pouco de paciência.

A primeira coisa que devemos levar em conta é a qualidade da batata. Devemos usar uma que contenha menos amido, um dos responsáveis por deixá-las empapadas. Opte sempre pela Batata Asterix, aquela de casca rosada, meio arroxeada. Eu gosto de deixar a casca. Dá um jeitão mais rústico e uma crocância extra. Depois de lavar bem as batatas, corte-as em palitos não muito finos. Mergulhe em água e deixe por 5 minutos, trocando a água duas vezes.

Neste ponto existem algumas divergências, ou diferenças no modo de preparo. Muita gente dá uma pré-cozida em água com sal, sem deixar que amoleçam, uns 5 minutinhos no máximo. Caso opte por não cozinhar, pule esta fase. Abra um pano de prato e espalhe as batatas para que sequem.

Usaremos a técnica francesa (sempre eles) para fritar as batatas. A fritura é feita em duas etapas, uma em óleo não tão quente e uma segunda em óleo mais quente. O uso de um termômetro nesta fase simplifica bastante, mas caso não tenha, não se preocupe, sempre tem um jeito.

Aqueça óleo (soja, canola, girassol, etc.) em fogo baixo até a temperatura de 150°C. Se não tiver termômetro, mergulhe um palito de batata no óleo. Quando ele subir, está na hora de colocar o restante da batata. Ela irá cozinhar em um borbulhar pequeno. Deixe por 6 minutos e retire. Não escorra em papel toalha. Opte por uma peneira. O uso de uma cesta de fritura também deixa o processo todo bem mais simples.

Primeira fritura a 150°C

Aumente o fogo para o máximo e espere que atinja a temperatura de 190°C. De novo, se não tiver o termômetro, coloque um palito de fósforo no óleo. Quando acender, retire e ponha as batatas. Um borbulhar nervoso tomará conta da panela.

Segunda fritura a 190°C

Após cerca de 5 minutos, ou até as batatas adquirirem aquele dourado maravilhoso, retire do óleo e chacoalhe bem. Prefira não usar papel toalha. Chacoalhe até o excesso de óleo sair.

Batata frita

Agora é só temperar da maneira que quiser. Sal, pimenta-do-reino e páprica defumada é uma bela sugestão. Pronto! Sua Batata Frita Perfeita está no jeito para ser devorada. Pode parecer um pouco complicado, mas só parece. Vale a pena seguir este método.

  • Dica: Após a primeira fritura, você pode deixar esfriar e congelar as batatas para uso posterior. Na hora de preparar, basta aquecer bem o óleo (190°C) e fritar. Podem ser guardadas em freezer por 6 meses.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.