A técnica de conservar carne de porco em sua própria gordura é antiga e foi muito usada pelos colonos brasileiros. Na falta de energia elétrica, a carne era cortada em pedaços, mergulhada na banha derretida e frita, para depois ser armazenada na mesma banha. Aqui recebeu o nome de “Carne na Lata”. Na França, este processo denomina-se Confit e tornou-se um prato refinado e difundido no mundo inteiro. Por lá, a carne mais utilizada é a de pato.

Lombo confit

Apesar de ser um tanto demorado e exigir uma atenção grande na temperatura do fogo, que deve ser sempre baixa, preparar um confit é ter a certeza de colocar na mesa uma das carnes mais macias e saborosas que você irá experimentar. O cozimento lento pode ser conseguido improvisando-se uma base para a panela, deixando acima da chama do fogão.

Lombo confit 1

Este Confit de Lombo de Porco depois de pronto pode ser servido da maneira que você preferir. Acompanhado de um molho ou de uma farofa, em um sanduíche caprichado, ou ele sozinho, sem mais nada de acessórios. Este prato vale por si. É perfeito para um almoço de domingo, onde o tempo não importa tanto assim.

Lombo confit 2

Confit de Lombo de Porco

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 4 hours
Tempo Total 4 hours 20 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 1 peça de 1 1/2 Kg Lombo de porco
  • 4 Kg suficiente para cobrir a carne Banha de porco
  • 50 g Sal grosso
  • 3 raminhos Tomilho
  • 2 raminhos Alecrim
  • 8 dentes Alho
  • 4 folhas Louro
  • 6 bagas Zimbro opcional

Instruções

  1. Esfregue o sal grosso na peça de carne. Coloque as ervas e o alho no fundo de uma panela funda e ponha o lombo em cima. Despeje a banha por cima e leve ao fogo, com a panela acima da chama. Cozinhe em fogo bem baixo por 4 horas. Caso aconteça da banha ferver, desligue o fogo por alguns minutos e retome o cozimento.
  2. Retire o lombo e guarde a banha de porco. Caso não use toda a carne, mergulhe o que restou na própria banha, para uso posterior.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Irene

    Uauuu! Amei!! Vou fazer! Cresci comendo porco na lata. Isso remete à minha infância! ❤️
    Grata pelo partilhar de conhecimentos!

  2. José Roberto

    Fiz a uma semana “Confid de canard” (coxas e sobrecoxas de pato), e nesse fim de semana fiz “Suan de porco confitado” (“Porco na lata”), ambos estão em conserva nas suas próprias gorduras. Vou resistir e esperar ao menos um mês para iniciar o consumo (fiz bastante). Essa técnica de confitar (tradicional “Porco na Lata”), não só o porco, acho sensacional. O que antes era uma necessidade (falta de geladeiras) hoje é uma iguaria.

  3. Zélia Berigo Marinho Ortega

    Vou salvar essa receita,e vou fazer,me leva à infância,de quando meus pais com aquele tacho,fritava as carnes e conservavam em latas com gorduras, aquele lombo macio que quando me lembro enche minha boca de água.Obrigado por compartilhar conosco

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.