Sábado foi dia de receber pessoas queridas para comemorar mais um ano de vida. No cardápio, bacalhau em duas versões: Gomes de Sá e Lombo na Brasa. O Gomes de Sá já esteve nas páginas do OBA Gastronomia. A surpresa ficou por conta do lombo de bacalhau assado na brasa.

Bacalhau na brasa

Em meu freezer ainda repousavam duas caixas de lombos de bacalhau especiais para serem assados em churrasqueiras, um dos produtos gentilmente me enviado pela Bacalhau Dias, para apreciação. A aceitação não poderia ser melhor.

Dois belos lombos de bacalhau, com 1 Kg cada um, altos e já dessalgados fizeram a festa dos meus convidados. Para preparar, usei do melhor expediente em Gastronomia: a simplicidade. Um simples azeite de alho e tomilho foi a guarnição para esta maravilha.

Bacalhau na brasa

Para prepará-lo, usei em torno de 100 ml de um bom azeite de oliva extravirgem português (para deixar mais à caráter), 3 dentes de alho descascados e alguns raminhos de tomilho, tudo em uma panelinha pequena. Aqueci levemente, sem deixar ferver, e fui pincelando os lombos enquanto assavam. Depois de 20 minutos de brasa com a pele para baixo, virei e deixei mais 5 minutos. Desvirei, passei mais azeite, mais 2 minutinhos no fogo e servi.

Bacalhau na brasa

Como já tinha o Gomes de Sá com todos seus acompanhamentos, optei por preparar Batatas ao Murro, guarnição das mais clássicas para lombo de bacalhau grelhado.

Bacalhau na brasaRecomendo demais este excelente produto da Bacalhau Dias. As variações que você pode criar são incontáveis. O sabor é fantástico e seus convidados irão te desejar o céu.

* As belas fotos que ilustram o OBA de hoje foram tiradas por minha querida amiga Alessandra Franco.

4 from 1 vote
Imprimir

Lombo de Bacalhau na brasa

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 25 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • lombo 1kg, dessalgados Bacalhau
  • 100 ml português azeite de oliva
  • 3 dentes descascados alho
  • alguns raminhos tomilho

Instruções

  1. Para prepará-lo, usei em torno de 100 ml de um bom azeite de oliva extravirgem português (para deixar mais à caráter), 3 dentes de alho descascados e alguns raminhos de tomilho, tudo em uma panelinha pequena. Aqueci levemente, sem deixar ferver, e fui pincelando os lombos enquanto assavam. Depois de 20 minutos de brasa com a pele para baixo, virei e deixei mais 5 minutos. Desvirei, passei mais azeite, mais 2 minutinhos no fogo e servi.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 7 comentários

  1. Sergio Ferro

    Farei um lombo de bacalhau na brasa no dia dos pais. Obrigado pela receita. Só que irei fazer de acompanhamento, arroz e brócolis no alho frito

  2. Adriana Pequini

    4 stars
    Lendo sua receita de bacalhau assado na churrasqueira , me deu ideia para fazer uma releitura para Sexta feira Santa amanhã! Porém outro acompanhamento com legumes! Gostei de ir pincelando o bichinho com azeite e cia!

    1. Que legal, Adriana! Tenho certeza que ficou bem bom. Obrigado pela participação e um beijo!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.