Paula Alvarez nos traz mais uma dica de sobremesa deliciosa. Perfeita para seu almoço de domingo.

Desculpe a ausência, estava de férias. Voltei, coloquei as coisas em ordem, e em alguns dias da semana e finais de semana viro babá da minha sobrinha, cuidando, babando, ninando, então demorei mais para postar algo por aqui.

Outro dia de madrugada, assistindo meus programas, me deparei com esse Manjar de Claras com Baba de Moça da Carla Pernambuco. Sou apaixonada por receitas com ovos, e para ajudar, minha mãe disse que comia sempre em um restaurante que frequentávamos quando eu era pequena. Não deu outra, fiz o bendito pudim ou manjar, como preferirem.

Ficou muito bom. Quando coloca na boca, ele derrete, some, e a baba de moça fica uma delícia, dá um toque especial ao pudim. Experimentem!

Manjar de Claras

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 40 minutes
Tempo Total 1 hour
Porções 6 pessoas

Ingredientes

  • 8 unidades Ovos
  • 200 g Açúcar
  • 200 ml 1 potinho Leite de coco
  • 1 xícara Água
  • 1 xícara Água para calda
  • À gosto Canela

Instruções

  1. Em uma forma de pudim, faça um caramelo colocando o açúcar na forma e levando diretamente à boca do fogo, até caramelar.
  2. Separe a clara das gemas dos ovos. Bata a clara com o açúcar até atingir ponto de merengue.
  3. Encha a forma de pudim com as claras batidas e leve ao forno pré aquecido a 180 graus, em banho-maria, por 40 minutos.
  4. Retire do forno e desenforme ainda quente.
  5. Em uma panela, coloque 1 xícara de água e 1 xícara de açúcar. Leve ao fogo até dissolver o açúcar.
  6. Coe as gemas e misture com o leite de coco. Coloque a mistura das gemas na panela junto com a calda e cozinhe sem parar de mexer em fogo baixo até engrossar.
  7. Sirva a baba de moça em cima do manjar e polvilhe canela.
  8. Dica: Vocês percebem pela foto que o meu não ficou liso, porque não bati a forma e nem coloquei aos poucos. O segredo é ir colocando aos poucos as claras e arrumando na forma, para que fique certinha no fundo, assim quando virar ficará mais uniforme.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Stella

    Olá! Minha avó, hoje com 94 anos , lúcida e ainda fazendo arte na cozinha conforme seus joelhos permitem, é que gosta de fazer esse manjar, e nos diz que essa é uma das sobremesas de “antigamente”, ela aprendeu a fazer quando era mocinha e era um luxo na época servi-lo, e vcs sabem como os idosos contam essas coisas com um toque delicioso de nostalgia né? Adorei a receita!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.