Yakisoba – Um prato unindo China e Japão

A estreita faixa de oceano que divide o Japão da China permitiu que muitos elementos da cultura de cada país fosse absorvido pelo outro. Desde a escrita, arquitetura, filosofia, até chegar na gastronomia, podemos encontrar muitos pontos comuns entre os dois países. O yakisoba é um belo exemplo desta miscelânea cultural.

Yakisoba 3

Sōsu yakissoba (ソース焼きそば?), também conhecido por yakisoba (焼きそば ?), é um prato de origem sino-japonesa cujo nome significa, literalmente, “macarrão de sobá  frito”.

O prato, conhecido internacionalmente, é composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão e aos quais se agrega algum tipo de carne.

Comumente, o yakisoba chinês, conhecido como chow mein, é feito com macarrão do tipo lámen e é assim que é consumido em diversos lugares, desde restaurantes, passando por fast-foods e feiras populares, no Japão ou fora dele. É prato indispensável nas festas tradicionais japonesas (matsuris).

O macarrão do yakisoba tem que ser do tipo sobá ou sobá de Okinawa, sendo comum o uso de macarrão do tipo talharim e o do tipo lámen (conhecido popularmente como “miojo”), podendo ainda ser frito ou não.

O chow mein se mostra menos leve e mais gorduroso que o yakisoba, mas o conceito técnico do preparo nada difere com relação ao prato chinês. O que difere são alguns ingredientes mais pesados ou mais leves.

O yakisoba tradicional é, geralmente, preparado grelhando numa chapa com repolho, cenoura, cebola e outras verduras. Depois de acrescentar o macarrão, tudo é bem misturado até que o macarrão frite um pouco.

Finalmente, o yakisoba é posto em pratos individuais, numa porção que costuma ser suficiente para uma refeição completa.

Uma alternativa vegetariana é o yakisoba de legumes, que é preparado sem adição de carnes.

No Brasil, é um dos pratos mais tradicionais do Mato Grosso do Sul, notadamente na capital, Campo Grande, para onde foi levado por imigrantes japoneses originários da ilha de Okinawa, que chegaram à cidade em 1908, já no primeiro ano da imigração japonesa no Brasil.

Em São Paulo, também é muito popular, sendo que o macarrão sobá (de trigo sarraceno) pode ser encontrado facilmente no bairro da Liberdade. Fora do bairro da Liberdade, o yakisoba é vendido em locais públicos, em barraquinhas rodantes e em lojas especificas de comida chinesa.

Em São Paulo, bem como em algumas partes do Brasil, é servido também em lojas de fast-food e casas de comida oriental delivery.

Também no Brasil, o macarrão mais usado para o preparo de doméstico é o macarrão lámen do tipo instantâneo, cozido sem tempero. (Wikipedia)

A receita que trago para vocês hoje é de um yakisoba preparado com carne de vaca e de frango, pimentão, cenoura, moyashi (broto de feijão),  cogumelos, acelga, brócolis e couve-flor. É um prato para ser servido sozinho, sem mais nada para acompanhar. Dá um certo trabalho, mas o resultado é fantástico. Vale a pena.

Yakisoba

Yakisoba

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Macarrão para yakisoba
  • 2 unidades Cenoura
  • 1 unidade Pimentão vermelho
  • 200 g Cogumelos Paris
  • 1 unidade Brócolis
  • 1 unidade Couve-flor
  • 6 folhas grandes Acelga
  • 300 g Alcatra em tiras
  • 300 g Peito de frango em tiras
  • 2 colheres sopa Óleo de gergelim torrado
  • 150 g Moyashi Broto de feijão
  • 2 colheres sopa Óleo de girassol

Molho Tonkatsu

  • 200 ml Shoyu
  • 200 ml Catchup
  • 400 ml Molho inglês
  • 20 g Gengibre em pedaços pequenos
  • 3 dentes Alho em pedaços pequenos
  • 1 xícara Açúcar

Instruções

Prepare o molho:

  1. Aqueça um pouco de óleo de girassol em uma panela funda e refogue o alho e o gengibre. Adicione todos os ingredientes restantes e cozinhe, mexendo sempre, até que o molho engrosse. Coe para outra panela e reserve.

Prepare o yakisoba:

  1. Corte a cenoura e o pimentão em tiras pequenas (5 x 0,5 cm). Retire as "flores" do brócolis e da couve-flor (pense em uma bocada para cada uma). Retire os talos e fatie os cogumelos.  Rasgue as folhas da acelga.
  2. Aqueça água com sal e uma panela até que ferva. Mergulhe a cenoura, o brócolis e a couve-flor. Deixe por 4 minutos e coloque-os em uma tigela com água gelada.
  3. Aqueça uma panela e coloque água. Quando ferver, ponha o macarrão e cozinhe por 4 minutos. Escorra. Aqueça uma wok e ponha o óleo de gergelim. Coloque o macarrão e deixe que "frite" por 4 minutos, mexendo sempre. Retire o macarrão e reserve.
  4. Na mesma panela, coloque o óleo de girassol e adicione o pimentão, o moyashi e os cogumelos. Deixe que peguem cor e junte as carnes. Refogue até que as tiras estejam ligeiramente douradas. Tempere com um pouco de sal e pimenta. Junte os legumes e deixe cozinhar por 3 minutos.
  5. Adicione o macarrão e misture bem. Ao final, despeje o molho e misture tudo com cuidado. Sirva imediatamente.
  6.  
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: