Vinagre Balsâmico

Vinagre
16 de abril de 2011
Gordura de Coco
18 de abril de 2011
Mostrar todos

A melhor forma do vinagre.

Aceto balsâmico é um vinagre escuro, feito do suco não fermentado de uvas brancas.

O verdadeiro Balsâmico é produzido na região de Módena, norte da Itália. Possui um sabor característico, muito saboroso, devido ao período de maturação, feito em barris de madeira.

É fabricado quase com o mesmo processo do vinho. Depois de colhidas, as uvas  são prensadas, sem permitir que o mosto fermente.  Para isto, o produto é aquecido até que fique bem encorpado. Então é colocado em barris de madeira, juntamente com borra de  vinagre. Enquanto o Aceto amadurece, ele é trocado de barris, passando por Carvalho, Castanheiro e para um de Cerejeira. Por fim é passado para um barril de Frouxo. Muitas vezes, ainda acaba a maturação em um barril de Amoreira.

Este processo pode levar até 20 anos. Daí, compreendemos a diferença de preços em Balsâmicos diversos. Normalmente, de 30 litros de mosto, são aproveitados cerca de 3 litros de Aceto Balsâmico de excelente qualidade.

Os que encontramos no mercado, em sua grande maioria, tem este processo acelerado. Bons Balsâmicos custam tanto quanto um bom vinho.

Hoje em dia, é possível encontrar Acetos Balsâmicos “turbinados”, com  vários aromas e texturas. Isto permite uma incontável quantidade de receitas, dependendo da criatividade de cada cozinheiro.

Aceto Balsâmico vai bem demais com saladas. Mas, existem várias maneiras de utilizá-lo. Se quiser um molho saboroso em um prato de frango grelhado, por exemplo,  deglaceie a panela que preparou os pedaços de carne com Balsâmico. Fica delicioso.

O uso em conjunto com ovos também é de uma felicidade enorme. Tente preparar esta omelete. Uma grande idéia para um lanche rápido e diferente.

INGREDIENTES (1 pessoa)

1 xícara (chá) de cebola em rodelas finas

3 ovos ligeiramente batidos

1 colher (sopa) de Aceto Balsâmico

3 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem

Sal e pimenta-do-reino moída na hora

PREPARO

Aqueça 2 colheres de azeite em uma frigideira de 25 cm de diâmetro. Coloque a cebola e deixe murchar. Adicione o Balsâmico e deixe apurar. Reserve em outro recipiente.

Despeje o restante do azeite e ponha os ovos. Deixe em fogo baixo. Quando começar a solidificar, vá levantando as bordas para que  o líquido do meio penetre  por baixo da omelete e cozinhe. Não deixe ressecar.

Ponha as cebolas e o líquido dela em cima da omelete. Com o auxílio de uma espátula, dobre e sirva imediatamente.

Um prato simples, mas que com um bom Balsâmico pode virar um acontecimento.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

4 Comentários

  1. Opa! Mais uma omelete simples para fazer! Gosto de pratos assim, que você consegue sentir todos os ingredientes bem definidos!

  2. Hilda disse:

    Nossa estou adorando as idéias sobre omelete.Vou esperimenta.
    Abraços
    Hilda

  3. Elizabeth Xavier disse:

    Encontrei uma bora parecendo pedaço de figado no fundo do vidro do vinagre balsâmico. Isso é normal?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: