Pense no Paraíso. Caixa d’Aço, se não é o próprio, está ao lado. Um cantinho em Santa Catarina, no município de Porto Belo, na famosa Costa Esmeralda deste estado que a natureza foi tão generosa.
Ir a Caixa d’Aço e não visitar seus bares flutuante é como ir a Foz do Iguaçu e deixar de ver as Cataratas. São três bares no meio de uma das enseadas mais protegidas do Brasil. Aqui pelo OBA Gastronomia já foi mostrado o que eu mais me identifiquei: o Balanço do Mar.
O bar/restaurante já vale a visita pelo visual maravilhoso que oferece de Caixa d’Aço. Durante a temporada de verão várias lanchas fazem dele seu porto, seja degustando os pratos no próprio bar, seja aproveitando do serviço de delivery que o Balanço do Mar oferece aos barcos.
Poderia citar aqui inúmeros pratos fantásticos que o restaurante oferece. Vou ficar no que considero o melhor molusco que conheço: vieiras. Sem medo de errar, a Vieira Gratinada que o Balanço serve é de comer rezando. Começando pelo detalhe que a vieira é cultivada no próprio lugar (sendo “pescada” na hora) até a hora que chega fumegando em sua mesa, é um prazer para ser lembrado sempre.
Desta vez, não me contive e tive de pedir a receita para dividir com nossos leitores. Com toda a simpatia do mundo, as cozinheiras de mão cheia Janaína Santos e Valdirene Martins passaram para mim.
Sem quantidades, como convém a todo bom cozinheiro. Apenas citando os ingredientes utilizados, para cada um preparar ao seu gosto. Quatro ingredientes simples, mas com equilíbrio fantástico: creme de leite, requeijão cremoso, queijos gorgonzola e parmesão, além é claro, de vieiras fresquíssimas.
Depois de separar o molusco de sua concha, cobre com esta mistura e leva ao forno até gratinar. O resto é conseguir comer pouco.
Esta receita vale tanto para vieiras como para ostras. Obrigado a todo o pessoal do Flutuante Balanço do Mar.