Há um tempo atrás, em um evento que participei, um dos convidados levou consigo uma barra compacta de Torresmo Prensado. Até então, só tinha ouvido falar, mas nunca estado ao lado deste quitute tão tradicional do interior do Paraná e Santa Catarina. A partir de então, encontrar Torresmo Prensado passou a ser uma obsessão. Pesquisando na internet, descobri que um frigorífico de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, produz esta maravilha.
Nesta parte da saga entra minha amiga Priscila Dal Bosco. Blogueira, dona do Sossega Ofélia (que recomendo muito), Rainha do Mojito e moradora de Jaraguá, a Priscila gentilmente se propôs a me trazer um bloco de Torresmo Prensado para eu matar a vontade. Foi como oferecer mel para o urso ou açúcar para a formiga. Contei os dias até colocar as mãos (e a boca) neste tesouro. Um fim de tarde frio por aqui, uma cervejinha e este torresmo. Poderia parar o tempo agora.
Mas, afinal o que é Torresmo Prensado e como é preparado? Na maneira tradicional, a barriga do porco é picada em pedaços e frita em grandes tachos, até virar torresmo. Depois disto, é escorrida e colocada em prensas artesanais, onde é espremida durante dias. Este processo retira o que sobrou da gordura. O resultado é um bloco de torresmo sequinho que é cortado à medida que se consome. No mais, é só ir arrancando nacos de carne e saboreando como se o mundo fosse acabar amanhã.
Estas coisas de roça, que vão se perdendo pelo tempo, deveriam ser preservadas. Elas fazem parte da história. São comidas que merecem um lugar de destaque na gastronomia de um povo. Em toda sua simplicidade, já foram sinônimo de sobrevivência.
Meu agradecimento a Priscila Dal Bosco pela gentileza e visitem o Sossega Ofélia.
Para ilustrar mais esta matéria, tomei a liberdade de indicar um vídeo que achei fantástico sobre fazer Torremo Prensado. Foi publicado por Lilian May, a quem agradeço desde já.
Obrigada pela menção Chef!
Abraço!
😉
Ultimamente torresmo prensado é uma raridade, sempre que vou pora o interior do RS, me delicio com esta iguaria. Infelizmente hoje no mercado existe uma imitação de torresmo prensado, onde o torresmo é simplesmente embalado a vácuo e vendido como se fosse prensado. O verdadeiro torresmo prensado é retirado boa parte da gordura através da centrífuga como no vídeo acima.
Será que não se acha essa iguaria para ser entregue pelos correios?
Sempre compro, aqui em minha cidade, Joinville-SC, encontramos esta iguaria facilmente em diversos estabelecimentos! 🙂
Aproveite, Rafael, pois aqui em Curitiba eu não encontro. Um dia passo em Joinvile e compro.
Obrigado pela participação no OBA Gastronomia e um abraço!
Sou um grande apreciador deste tipo de torresmo. Meu avô fazia quando eu era pequeno. Passei anos procurando um bom (Sequinho, saboroso) e prensado é claro. Tentei várias marcas. Até que para minha surpresa voltando para Porto Alegre na estrada de Gramado via Nova Petrópolis, parei por acaso em um pequeno café colonial para tomar um cafezinho preto pois estava com sono. Foi quando me deparei com aquela delicia de torresmo prensado em um balcão. Pedi para provar e quase tive uma explosão de sabor, saudade, um sentimento desses que só quem passou anos a procura da iguaria poderia sentir. Pois perguntei se eles tinham para vender e a senhora foi até a cozinha e voltou com uma embalagem fechada. Ela me relatou que também tentou diversas marcas mas que esta era a melhor. Então compartilho com vocês, a marca é Suibom. Tem site. Dêem uma pesquisada na web, vale a pena. Abraço aos apreciadores. Hehehe
Muito obrigado pelo comentário e pela dica, Chico. Com certeza irei procurar o que você falou.
Um grande abraço!
Meu Deus, não acreditei quando vi que existem mais pessoas em busca do torresmo prensado, moro em Curitiba e por aqui ninguém conhece, meu marido diz que é lenda rsrsrsrs. Será que alguém manda pelo correio?
Olá, Dody
Ainda não encontrei aqui por Curitiba. Caso encontre, com certeza darei notícias no site. Acho que por aqui virou lenda mesmo..rsrs
Obrigado pela participação no OBA e um abraço!
Achei hoje aqui em Joinville, ao lado do terminal central, tem uns trailers, vendendo, toda terça e sexta feira! Aproveitem!
Olha ! Essa iguaria realmente e de parar tudo quando saboreio ! principalmente com uma bemmm gelada ! realmente aqui no Paraná não encontramos isso ! Mas em S. Catarina e R . G Sul, principalmente onde existem colônias alemãs ou italianas se encontra fácil !
Eu sou gaucho e tenho uma dica,voce pode comprar a prensa pelo correio,e fazer em casa,tá pelada a coruja.
boa noite pessoal!! sou do estremo sul de sc mais moro em sp a 22 anos e a 22 anos atrás o único torresmo que eu tinha conhecimento era o torresmo prensado que meu pai fazia la na Roça. com ele aprendi a fazer a iguaria. vindo eu para são Paulo a 22 dois anos procurei por muito tempo o tal do torresmo prensado e nunca achei então entrei num Restaurante e so achei a tal da pururuca de porco. entao perguntei pro garçom que tal de pururuca é essa moço. entao ele me falou é torresmo de porco e eu não aguentei e dei umas boas gargalhadas.ai o moço me perguntou o porque de tanta gargalhada.ai eu tive que me explica e falai moço de onde eu venho o torresmo e apertado na prensa ate sai toda banha e depois deixa 3 dias te escorrer toda banha. meu torresmo la da Roça é chamado Ouro fino moço e é muito bom e ai o moço foi servir as mesas e me deixou quieto…………e hoje depois de 22 anos em são Paulo consegui encontrar uma prensa e esta chegando ai e esta vindo de Caxias do sul RS . a partir do próximo mês começo a fabricar o OURO FINO para os a Americanos Gold Fine mais conhecido como QUEIJO SUINO
boa noite a todos!! sou de são Paulo e gostaria de saber preço por kg dessa iguaria obrigado
Chico Silva tem razão! O torresmo prensado do Suibom, de Nova Petropolis, RS é divino.
Incrível que um produto maravilhoso,que teria muita procura,seja tão raro.
Esse produto é maravilhoso, infelizmente não faz parte da cultura nordestina mas encomendei 1,5kg desse iguaria e mais 2l de cachaça de butiá para matar a saudade, minha sorte é ter família em SC.
Sou do Rio de janeiro depois que fui mora em Joinville torresmo prensado não falta lá em casa oh !! Coisa boa!!
To pensando como levar pro Rio pra minha familia apreciar também
Estou na pesquisa de encontrar comidas feitas pela minha vó e consegui o arroz japonês Cateto e me recordo que ela tinha um torresmo prensado chamado de (Carumba em Juiz de Fora-MG) que meu avo vendia em seu armazém e também uma linguiça conhecida como Maria Rosa que os degustadores de aguardente de cana (mais conhecida como Cachaça) e a cerveja adoravam como tira gosto…Uai que tempo bom.
Obrigado por informar que ainda existe o torresmo prensado
Você poderá achar em Ponta Grossa, Palmeira e Irati, região dos campos gerais no interior do Paraná.
Obrigado pela dica, Jurandir. Você poderia colocar os nomes dos lugares que vende.
Um abraço!
To no Canada , mas sinto falta desse torresmo, comprava sempre que podia qdo morava em Jaragua do Sul .
muito bom e viciante!!!
Roberto,quando eu morava em Juiz de Fora nos anos 50 tinha carumba a venda no comércio. Onde eu encontro hoje à venda?
Nossa…li tds os comentários…Aqui em Florianópolis, se acha fácil e de várias marcas e tamanho(kg)!!!
Acho estranho td essa dificuldade, uma vez q SC, além de criador/produtor, tbm é exportador de suínos e seus derivados.
Abraço, boa sorte e Feliz 2022 à tds vcs!🤗💙🌼
https://web.whatsapp.com/send?l=pt_pt&phone=5547999377657 ,esse lugar, konnel o nome,acho q entrega,
https://web.whatsapp.com/send?l=pt_pt&phone=5547999377657 ,esse lugar, konnel o nome,acho q entrega, vou ver na feirinha de quinta-feira no agua verde, talvez tenha numa barraca muito boa q vende queijos e outras coisas
Em breve teremos torresmo prensado , carne na lata e banha suína, segue @dommaiale