Torresmo Prensado – Delícia da Roça

Torta de Maçã – Prepare esta delícia com Regina Franco
12 de Maio de 2015
Tomate Cereja Confitado
14 de Maio de 2015
Mostrar todos

Há um tempo atrás, em um evento que participei, um dos convidados levou consigo uma barra compacta de Torresmo Prensado. Até então, só tinha ouvido falar, mas nunca estado ao lado deste quitute tão tradicional do interior do Paraná e Santa Catarina. A partir de então, encontrar Torresmo Prensado passou a ser uma obsessão. Pesquisando na internet, descobri que um frigorífico de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, produz esta maravilha.

Torresmo prensado

Nesta parte da saga entra minha amiga Priscila Dal Bosco. Blogueira, dona do Sossega Ofélia (que recomendo muito), Rainha do Mojito e moradora de Jaraguá, a Priscila gentilmente se propôs a me trazer um bloco de Torresmo Prensado para eu matar a vontade. Foi como oferecer mel para o urso ou açúcar para a formiga. Contei os dias até colocar as mãos (e a boca) neste tesouro. Um fim de tarde frio por aqui, uma cervejinha e este torresmo. Poderia parar o tempo agora.

Mas, afinal o que é Torresmo Prensado e como é preparado? Na maneira tradicional, a barriga do porco é picada em pedaços e frita em grandes tachos, até virar torresmo. Depois disto, é escorrida e colocada em prensas artesanais, onde é espremida durante dias. Este processo retira o que sobrou da gordura. O resultado é um bloco de torresmo sequinho que é cortado à medida que se consome. No mais, é só ir arrancando nacos de carne e saboreando como se o mundo fosse acabar amanhã.

Torresmo prensado 1

Estas coisas de roça, que vão se perdendo pelo tempo, deveriam ser preservadas. Elas fazem parte da história. São comidas que merecem um lugar de destaque na gastronomia de um povo. Em toda sua simplicidade, já foram sinônimo de sobrevivência.

Meu agradecimento a Priscila Dal Bosco pela gentileza e visitem o Sossega Ofélia.

Para ilustrar mais esta matéria, tomei a liberdade de indicar um vídeo que achei fantástico sobre fazer Torremo Prensado. Foi publicado por Lilian May, a quem agradeço desde já.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

15 Comentários

  1. Priscila disse:

    Obrigada pela menção Chef!
    Abraço!
    😉

  2. José Augusto disse:

    Ultimamente torresmo prensado é uma raridade, sempre que vou pora o interior do RS, me delicio com esta iguaria. Infelizmente hoje no mercado existe uma imitação de torresmo prensado, onde o torresmo é simplesmente embalado a vácuo e vendido como se fosse prensado. O verdadeiro torresmo prensado é retirado boa parte da gordura através da centrífuga como no vídeo acima.

  3. Arty Ruck disse:

    Será que não se acha essa iguaria para ser entregue pelos correios?

  4. Sempre compro, aqui em minha cidade, Joinville-SC, encontramos esta iguaria facilmente em diversos estabelecimentos! 🙂

  5. Chico Silva disse:

    Sou um grande apreciador deste tipo de torresmo. Meu avô fazia quando eu era pequeno. Passei anos procurando um bom (Sequinho, saboroso) e prensado é claro. Tentei várias marcas. Até que para minha surpresa voltando para Porto Alegre na estrada de Gramado via Nova Petrópolis, parei por acaso em um pequeno café colonial para tomar um cafezinho preto pois estava com sono. Foi quando me deparei com aquela delicia de torresmo prensado em um balcão. Pedi para provar e quase tive uma explosão de sabor, saudade, um sentimento desses que só quem passou anos a procura da iguaria poderia sentir. Pois perguntei se eles tinham para vender e a senhora foi até a cozinha e voltou com uma embalagem fechada. Ela me relatou que também tentou diversas marcas mas que esta era a melhor. Então compartilho com vocês, a marca é Suibom. Tem site. Dêem uma pesquisada na web, vale a pena. Abraço aos apreciadores. Hehehe

  6. Dody disse:

    Meu Deus, não acreditei quando vi que existem mais pessoas em busca do torresmo prensado, moro em Curitiba e por aqui ninguém conhece, meu marido diz que é lenda rsrsrsrs. Será que alguém manda pelo correio?

  7. Celso L. Cruz. disse:

    Olha ! Essa iguaria realmente e de parar tudo quando saboreio ! principalmente com uma bemmm gelada ! realmente aqui no Paraná não encontramos isso ! Mas em S. Catarina e R . G Sul, principalmente onde existem colônias alemãs ou italianas se encontra fácil !

  8. Sergio wagner disse:

    Eu sou gaucho e tenho uma dica,voce pode comprar a prensa pelo correio,e fazer em casa,tá pelada a coruja.

  9. jair mathias honorato disse:

    boa noite pessoal!! sou do estremo sul de sc mais moro em sp a 22 anos e a 22 anos atrás o único torresmo que eu tinha conhecimento era o torresmo prensado que meu pai fazia la na Roça. com ele aprendi a fazer a iguaria. vindo eu para são Paulo a 22 dois anos procurei por muito tempo o tal do torresmo prensado e nunca achei então entrei num Restaurante e so achei a tal da pururuca de porco. entao perguntei pro garçom que tal de pururuca é essa moço. entao ele me falou é torresmo de porco e eu não aguentei e dei umas boas gargalhadas.ai o moço me perguntou o porque de tanta gargalhada.ai eu tive que me explica e falai moço de onde eu venho o torresmo e apertado na prensa ate sai toda banha e depois deixa 3 dias te escorrer toda banha. meu torresmo la da Roça é chamado Ouro fino moço e é muito bom e ai o moço foi servir as mesas e me deixou quieto…………e hoje depois de 22 anos em são Paulo consegui encontrar uma prensa e esta chegando ai e esta vindo de Caxias do sul RS . a partir do próximo mês começo a fabricar o OURO FINO para os a Americanos Gold Fine mais conhecido como QUEIJO SUINO

  10. Madelaine disse:

    Chico Silva tem razão! O torresmo prensado do Suibom, de Nova Petropolis, RS é divino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *