Semana passada fui presenteado por minha amiga Nice Luz, grande cantora e amizade de tempos, com dois exemplares de tomate coração de boi. Foi a primeira vez que vi tomates tão bonitos e grandes em minha vida. Ainda não conhecia. Nem no Mercado Municipal de Curitiba, onde estou todas as quartas e sextas, eu tinha visto um destes. Antes de preparar uma receita especial, pois tem de ser especial com eles, fui pesquisar e trazer um pouco sobre este fruto espetacular para os leitores do OBA Gastronomia.

Cœur de bœuf ou cuor di bue é o nome de várias cultivares de tomate de origem italiana. O coração de boi original é uma variedade de tomate grande cujo formato lembra um coração de bovino, podendo atingir o peso de 500 a 600 gramas.
Desde a década de 2010, setores do setor agroalimentar vêm utilizando comercialmente a denominação “coração de carne” para cultivares de tomate em forma de chapelim sem relação com a variedade original, produzindo tomates de alto rendimento. circuitos. Essa situação tem levado várias organizações a denunciá-los como engano para o consumidor. Na França, a Bretanha e o Pays de la Loire são as regiões que mais cultivam.

O coração do tomate bovino é cultivado desde a década de 1950 , e está presente nos catálogos de algumas empresas italianas de sementes na década de 1980 , com o nome original de cuor di bue . Este clássico Cœur de bœuf (variedade cuor di bue ) é encontrado com muita freqüência na Itália. Tem a forma de um coração com a ponta para baixo e é ligeiramente estriado. Frágil, este tomate é conhecido pelo seu sabor, pela sua polpa abundante e pela raridade das suas sementes. Existem subgêneros de tomates coração que são diferentes em cores. Na verdade, é possível encontrar corações de boi amarelos, laranja ou até rosa.

Essas variedades híbridas vêm de cruzamentos recentes. Segundo a revista francesa Challenges , seu marketing resulta de um desejo de explorar o interesse dos consumidores por vegetais velhos, jogando com uma aparência atípica. Em julho de 2015 , a Associação Nacional de Defesa de Consumidores e Usuários publicou uma investigação na França denunciando o nome “coração de boi” atribuído a esses tomates com nervuras presentes nos supermercados, que não possuem as qualidades nem a forma próprias da variedade cuor di bue , especialmente com polpa farinhenta, sabor suave e casca grossa. O Grupo Nacional Interprofissional de Sementes e Planos (GNIS) da França lista um grande número de novas variedades híbridas comercializadas com este nome, situação possibilitada pela ausência de legislação: o tomate cuor di bue é uma variedade de origem italiana, o nome “coração de boeuf ”não está registrado na França. Os produtores da variedade cuor di bue denunciaram esta situação, que compararam a “concorrência crua e engano para o consumidor” . Além disso, as novas variedades híbridas são freqüentemente vendidas a um preço alto que não se justifica, que é 30% mais caro em média do que outros tomates industriais. Os nomes geram confusão, com rótulos como “tomate tipo coração de boi” ou “tomate do grupo coração de boi”.

Existem muitas receitas culinárias com esta variedade, especialmente para saladas de verão na culinária italiana , um uso pelo qual o coração de boi é famoso. Alguns livros especificam que é necessário usar “o verdadeiro em forma de coração” e evitar as variedades industriais em forma de capelão.

Fonte: https://pt.frwiki.wiki/

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.