Spätzle com Cogumelos e Molho Rôti

Lamen de Porco – Chef André Fontana – Restaurante Tuna – Curitiba
8 de setembro de 2016
Armazém Califórnia – Um Show de Árabe
12 de setembro de 2016
Mostrar todos

Spätzle , o macarrão alemão, é uma daquelas coisas que, quando dá vontade, temos de comer custe o que custar.  Estas “minhocas de massa”  são irresistíveis. Macias, quase derretendo na boca, o Spätzle  é uma guarnição perfeita para uma variedade gigantesca de pratos. Quando se basta sozinho, melhor ainda, como nesta sugestão que trago para vocês hoje.

spatzle-com-cogumelos

Spätzle (pronunciado ˈʃpɛ.tslə / “sh-PÉ-tsl(e)” – literalmente pardalzinho, em dialeto alemânico) é uma massa semelhante às fitas orientais, muito usada no sul da Alemanha, na Áustria ocidental, na Suíça, na Alsácia e, fora da Europa, em regiões de imigração alemã, como o sul do Brasil. Em certas cidades do norte da Itália, é conhecido por Troffi.

Até aos anos 50, também eram consumidos em Malta, onde eram conhecidos por pezzelati, mas o seu consumo diminuiu e extinguiu-se com a chegada das massas pré-feitas.

São fabricados introduzindo pedaços de massa em água fervente e tirando continuamente os pedaços que ficam cozidos. A massa propriamente dita consiste em ovos, farinha e sal. Algumas receitas de Spätzle também incluem leite e água.

A variante mais comum é denominada Knöpfle, com a forma de lentilha. Se a massa possuir uma consistência mais firme, pode ser formado um Spätzle mais comprido, semelhante a uma fita. Esta variante pode ser adquirida seca e embalada.

O Spätzle pode acompanhar qualquer prato de carne preparado com um molho. (Wikipedia)

Você pode adquirir a massa já industrializada ou preparar seu próprio Spätzle. Vai de seu tempo e disposição. Existem produtos importados  de qualidade excelente, normalmente alemães, que irão simplificar muito seu trabalho.

 

Spätzle com Cogumelos e Molho Rôti

por 9 de setembro de 2016

Modo de Preparo

Limpe os cogumelos com papel toalha. Corte os cogumelos Paris em fatias, retirando o caule e separe os Shimeji em pedaços menores.

Cozinhe o Spätzle até o ponto desejado. Desligue o fogo e reserve.

Aqueça uma frigideira e coloque 1 colher (sopa de manteiga). Adicione o alho e refogue rapidamente (30 segundos). Junte os cogumelos, cozinhe por 2 minutos e tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o molho rôti e deixe encorpar.

Em outra frigideira, derreta as 2 colheres de sopa e deixe aquecer até que borbulhe. Junte o Spätzle e mexa muito bem. Tempere com um pouco de sal e desligue o fogo.

Sirva a massa com os cogumelos e o molho por cima.

spatzle-com-cogumelos-1

Aprenda a preparar Molho Rôti!

Saiba mais sobre Spätzle!

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *