Sopa para outono.
Com a temperatura baixando quando chega a noite, nada melhor que uma sopa.
Aquece o espírito, como falariam os (hoje nem tanto) mais velhos.
Sopa de queijo é uma maravilha. De textura aveludada, é uma sopa para tomar de olhos fechados. Um queijo suave é fundamental. Nesta receita de hoje, utilizei o Fontina e “temperei” com um pouco de Provolone.
Queijo Fontina é típico da região do Piemonte. O verdadeiro (se achar, por favor, utilize) é fabricado somente nos chalés do lugar. O queijo possui cor amarelada e é salpicado de buracos em sua superfície. Quando novo, sua textura é suave, tornando-se mais firme com o tempo (quando é utilizado para ralar).
Provolone é outro queijo italiano. Com intenso perfume e sabor marcante, é um dos preferidos para antepastos. Pode ser encontrado tanto fresco (mais raro aqui) quanto defumado.
Outro ingrediente que incluí nesta receita, foi o Alho Negro, do qual me tornei fã incondicional.
INGREDIENTES (4 pessoas)
150 g de Queijo Fontina, ralado grosso
50 g de Queijo Provolone, ralado grosso
800 ml de caldo de carne
100 ml de vinho branco seco
100 ml de creme de leite fresco
1 alho-poró cortado em rodelas finas (somente a parte branca)
30 g de manteiga
30 g de farinha de trigo
1 cebola pequena, picada finamente
3 dentes de Alho Negro, picados
Sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Aqueça uma caçarola grande e derreta a manteiga. Adicione a cebola e cozinhe até murchar. Coloque a farinha de trigo e mexa bem.
Vá colocando o caldo aos poucos, mexendo frequentemente. Adicione o alho-poró e o vinho. Deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos.
Misture bem os dois queijos e ponha metade na sopa, misturando muito bem. Junte o creme de leite e tempere com o sal e a pimenta. Deixe aquecer e ponha o Alho Negro.
Sirva a sopa salpicada com uma porção do queijo ralado restante.
Uma bela sugestão para estes dias mais frios.
Hmmmmmmm, parece uma delicia… Fontina era um dos meus queijos preferidos quando era criança e morava na Italia… Nunca pensei em usar em sopa! Aqui é bem dificil achar fontina (provolone é mais facil), acho que vou fazer com abondance e comté. Quando tiver feito venho contar ! Obrigada pela receita 🙂
Deu água na boca esta chef. A origem do nome restaurante tem relação com sopas e caldos, pois considerava´se um restaurador de forças e energia!
Realmente, com a chegada do Inverno se torna uma excelente opção!