Pato Branco, cidade do sudoeste do Paraná, tem duas preciosidades gastronômicas: os salames produzidos na região e a Sopa de Agnolini. Quando estive por lá, a alguns anos atrás, pude provar dos dois. Onde quer que fosse, encontrava o salame e, como era inverno, a sopa fazia parte da mesa da grande maioria dos moradores.
Esta sopa não difere muito do Capeletti in Brodo, mais consumido aqui em Curitiba. Talvez a principal diferença seja que na de Pato Branco, pedaços de galinha caipira (e tem de ser caipira) a acompanhem. A outra diferença está na massa. Lá, usam o agnolini, um “capeletti menor”. Como não é tão fácil de ser encontrado, optamos pelo capeletti. O mais importante é utilizar um caldo de galinha caseiro. Esta sopa é uma das melhores coisas que podemos provar em um dia frio.
Prepare o Caldo de Galinha Caseiro!
- As fotos de hoje são de autoria da Alessandra Franco.
Sopa de Capeletti ou Agnolini
Ingredientes
- 600 g Capeletti ou agnolini fresco
- 1,5 Kg Galinha caipira coxas, sobrecoxas e peito
- 2 litros Caldo de galinha caseiro
- À gosto Ciboulette picada
- À gosto Queijo ralado na hora
Instruções
-
Tempere os pedaços de galinha com sal e pimenta-do-reino e deixe tomar sabor por 30 minutos. Leve para uma panela de pressão com o caldo e cozinhe por 1 hora. Retire e desfie a galinha grosseiramente.
-
Transfira o caldo para uma panela e coloque o capeletti (agnolini) e a galinha. Cozinhe por 10 minutos, deixando a massa al dente. Retifique temperos e sirva salpicada de ciboulette e queijo ralado.