Sopa de Capeletti ou Agnolini como em Pato Branco

Pato Branco, cidade do sudoeste do Paraná, tem duas preciosidades gastronômicas: os salames produzidos na região e a Sopa de Agnolini. Quando estive por lá, a alguns anos atrás, pude provar dos dois. Onde quer que fosse, encontrava o salame e, como era inverno, a sopa fazia parte da mesa da grande maioria dos moradores.

Capeletti in brodo

Esta sopa não difere muito do Capeletti in Brodo, mais consumido aqui em Curitiba. Talvez a principal diferença seja que na de Pato Branco, pedaços de galinha caipira (e tem de ser caipira) a acompanhem. A outra diferença está na massa. Lá, usam o agnolini, um “capeletti menor”. Como não é tão fácil de ser encontrado, optamos pelo capeletti. O mais importante é utilizar um caldo de galinha caseiro. Esta sopa é uma das melhores coisas que podemos provar em um dia frio.

Prepare o Caldo de Galinha Caseiro!

  • As fotos de hoje são de autoria da Alessandra Franco.

Sopa de Capeletti ou Agnolini

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 1 hour 20 minutes
Tempo Total 1 hour 30 minutes
Porções 8 pessoas

Ingredientes

  • 600 g Capeletti ou agnolini fresco
  • 1,5 Kg Galinha caipira coxas, sobrecoxas e peito
  • 2 litros Caldo de galinha caseiro
  • À gosto Ciboulette picada
  • À gosto Queijo ralado na hora

Instruções

  1. Tempere os pedaços de galinha com sal e pimenta-do-reino e deixe tomar sabor por 30 minutos. Leve para uma panela de pressão com o caldo e cozinhe por 1 hora. Retire e desfie a galinha grosseiramente.
  2. Transfira o caldo para uma panela e coloque o capeletti (agnolini) e a galinha. Cozinhe por 10 minutos, deixando a massa al dente. Retifique temperos e sirva salpicada de ciboulette e queijo ralado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu