Agradando a todos.

Rosbife é uma das preparações de carnes que mais faz sucesso nas mesas de almoços em família.

Uma peça cilíndrica, tostada e crocante por fora, com o interior rosado, quase cru. Cortado em fatias finas, servido sem a preocupação de estar quente ou não (aliás, frio fica até melhor). Não tem como resistir.

O termo Rosbife vem do inglês: Roastbeef  (roast = assado e beef = carne de vaca). As carnes mais utilizadas para seu preparo são o contrafilé e a maminha da alcatra, embora outros tipos são usados, como o mignon, miolo da alcatra e até posta vermelha.

Seu preparo não exige nenhuma técnica específica. Uma boa panela pesada, preferencialmente de ferro, é fundamental para o êxito. Uma boa peça de carne (eu opto sempre pelo contrafilé) é outro ponto importantíssimo. Esta peça deve ser amarrada, para manter o formato. O restante é atenção ao tempo, para não deixar passar do ponto.

INGREDIENTES   (6 pessoas)

1 peça de 1 Kg de contrafilé, amarrada como acima (você pode escolher entre outras carnes de sua preferência)

25 ml de azeite de oliva extravirgem

25 ml de manteiga (se possível, Manteiga Clarificada)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora à gosto

PREPARO

Tempere a carne com o sal e a pimenta, sem ser comedido.

Em fogo forte, aqueça uma panela de ferro e coloque a manteiga e o azeite. Deposite a carne na panela e deixe grelhar por 5 minutos de cada lado. O Rosbife deve ficar bem rosa no seu interior, quase cru e tostado por fora.

Uma boa dica para evitar erros é um termômetro para carnes. Quando inserimos a ponteira até o meio da peça, esta deverá marcar entre 60°c/ 63°C. É a temperatura perfeita para um Rosbife perfeito.

Retire a carne da panela e cubra com papel alumínio. Deixe descansar por 15 minutos. isto fará com que os sucos da carne se redistribuam.

Para um molho rápido e mais que apropriado para seu Rosbife, deglaceie a panela que o preparou. Você pode fazer isto com vinho ou água quente. Jogue uma taça (aproximadamente)  e raspe o fundo da panela com uma colher, até retirar tudo o que estiver agarrado nela.

Fatie a carne não tão grosso. Sirva com o molho que preparou, acompanhado de arroz e uma guarnição de sua escolha. Aqui eu preparei uma farofa.

Rosbife é maravilhoso. Não é a toa que é um dos queridinhos dos almoços dominicais. E a sobra vira lanche para a semana, sanduíches para comer de olhos fechados.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Messias Simão

    Não suporto canes mal passada, mas porém,RosBife é indispensável devido o sabor que ele apresenta.

  2. Maria das Graças

    muinto bom realmente é excelente!

  3. patricia

    Olá!
    Obrigada pela receita e pelas dicas. Só não usei a manteiga clarificada. Mesmo assim ficou ótimo! Recomendo.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.