Queijo de Kefir Aromatizado com Gorgonzola – Regina Franco

Casa Cor Paraná 2018
30 de maio de 2018
Storybook Circus
Storybook Circus e a Magia dos Doces da Disney
4 de junho de 2018
Mostrar todos
Queijo de Kefir

O OBA Gastronomia de hoje traz minha amiga e colaboradora Regina Franco. Desta vez a Regina traz para os nossos leitores a maneira de preparar Queijo de Kefir, neste caso aromatizado com Gorgonzola. Vale a pena encontrar alguém que te dê o Kefir (a tradição reza que deve ser ganho) e preparar esta delícia. Antes um esclarecimento sobre o que é Kefir.

Kefir

Kefirkéfirquefirkephir ou búlgaros é uma bebida fermentada, possivelmente originária das montanhas do Cáucaso, cujo substrato mais comum é o leite (caprino, bovino ou de ovelha). É produzida com a submersão temporária dos chamados “grãos de kefir” num substrato, como o leite, água açucarada, leite de coco, sucos etc.

Os “grãos de kefir” são uma colônia de microrganismos simbióticos imersa em uma matriz composta de polissacarídeos e proteínas, formada por bactérias (lactobacilos e bifidobactérias), podendo conter leveduras. Contudo, estudos indicam que a sua composição biológica, química e nutricional varia conforme a origem e o modo de produção. Também são conhecidos como tibicos, cogumelos tibetanos, plantas de iogurte, cogumelos do iogurte, kephir, kiaphur, kefer, knapon, kepiand e kippi. O termo “kefir” deriva do turco keif que significa “bem-estar” ou “bem-viver”.

Por ser considerado um alimento funcional, a cultura caseira do kefir se tornou popular em vários países da Europa Central, e de lá para outros continentes. Em alguns países como Alemanha, Rússia, Canadá e Suécia, o produto também é produzido comercialmente e amplamente consumido.

Além das culturas do kefir de leite (caprino, bovino ou de ovelha), também é comum o chamado kefir de água, na qual açúcares são adicionados para se obter a fermentação. (Wikipedia)

Ingredientes para o iogurte de kefir

. 1 colher de sopa de kefir

. 500ml de leite

Ingredientes para o queijo

. 500 ml de iogurte de kefir

. 2 litros de leite

. 100 gr de queijo gorgonzola

. 1 colher de sopa de sal

. pimenta calabresa a gosto

Modo de Preparo

Para fazer o iogurte coloque o kefir em um recipiente de vidro ou cerâmica e acrescente o leite. Cubra com um pano fino ou papel toalha. Deixe fora da geladeira por 48 horas.

Após esse tempo peneire e separe novamente o kefir. O que peneirou é o iogurte natural. Já está pronto para usar. Quanto ao kefir adicione novamente 500 mlde leite e após 48 horas terá mais iogurte. Caso não queira fazer mais iogurte poderá congelar o kefir e utilizá-lo mais tarde.

Para fazer o queijo coloque para ferver 2 litros de leite. Quando estiver levantando a fervura acrescente o queijo gorgonzola picado, o sal e a pimenta. Mexa até o queijo gorgonzola derreter. Abaixe o fogo e adicione o iogurte. Mexa suavemente por uns 5 minutos. Verá que o leite irá talhar. Desligue o fogo e deixe descansando por 30 minutos. Após esse tempo deverá coar todo o conteúdo. Use uma peneira fina e forre com um tecido fino. Deixe escorrer bem. Vá apertando para que saia a maior parte do soro. Deixe coando por 2 horas fora da geladeira. Após esse tempo monte os queijos em aros. Vá colocando o queijo e apertando bem para encher os aros. Para continuar escorrendo o soro coloque os aros sobre uma grade forrada com um pano fino. Leve à geladeira por 12 horas e desenforme. Está pronto para ser saboreado.

Queijo de Kefir

Restrições

Em portadores de intolerância a lactose, apesar da fermentação reduzir a quantidade de lactose do leite, ainda assim pode levar a sintomas se a intolerância for severa. Apesar de não haver contraindicação formal, a fermentação leva à produção de álcool etílico especialmente na variedade do kefir de água (cultivado em água com açúcar mascavo diluído),porém em quantidades mínimas, não sendo recomendado o uso do kefir por portadores de  de qualquer etiologia.

Conheça mais sobre o trabalho da Regina Franco!

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.