Um purê de Jöel Robuchon.
Robuchon é considerado o Rei do Purê de Batatas. O OBA apresenta mais uma de suas receitas.
No livro Todo Robuchon, alguns purês são descritos. Este, finalizado com azeite de oliva, é um de meus preferidos. Fica perfeito guarnecendo um belo filé bovino ou um prato onde um peixe seja a estrela.
Fácil e rápido, a única exigência é a escolha dos ingredientes e a maneira correta de preparo. Robuchon nos ensina alguns pontos importantes em sua preparação:
* Salgue a água que irá cozinhar as batatas;
* Opte por passar as batatas por um passapurê, ao invés de processadores;
* Uma vez que as batatas estejam esmagadas, leve-as ao fogo e remexa com uma espátula de madeira, para secarem um pouco;
* Adicione a manteiga fria sempre antes do leite (nesta receita, o uso de manteiga e leite não é necessário).
PREPARO
Descasque as batatas e corte em pedaços. Leva ao fogo em 2 litros de água com 1 colher (chá) de sal e cozinhe até amaciarem (cerca de 25 minutos). Escorra e passe pelo passapurê, pela lâmina mais fina. Na falta, utilize um amassador próprio para batatas..
Volte o purê para a mesma panela da cocção e deixe em fogo baixo, removendo sempre com espátula de madeira, até que seque ligeiramente.
Vá adicionando o azeite de oliva e mexendo constantemente, por 10 minutos. Tempere com o sal e a pimenta e misture muito bem, para conseguir um purê liso e untuoso.
Sirva imediatamente.
Esta receita de purê é uma daquelas para guardar sempre. A textura e o sabor são incomparáveis.