Pupunha Provençal!
Semana fácil no OBA! Mas não menos requintada e saborosa. Hoje, uma entrada perfeita para um jantar especial. Um prato à base de pupunha, uma das coisas que mais aprecio. Provençal pelo recheio, um refogado de cogumelos e azeitonas, com alho e cebola no azeite extravirgem!
A pupunha é chamado de palmito ecológicamente correto. É uma árvore que cresce bem mais rápido que o palmito Jussara, por exemplo, e que por isto não sofre risco de extinção como este.
O contraste de sabores que este prato contém é sensacional. O cogumelo que utilizei foi o Pleorotus, mas você pode optar por qualquer um, desde que fresco. As azeitonas, utilizei portuguesas e sem tempero.
INGREDIENTES (1 pessoa)
2 rodelas de palmito pupunha com 1 cm de espessura
30 g de cogumelos Pleorotus
5 azeitonas pretas picadas
2 bolinhas de mussarela de bufala
6 fatias de tomate cereja
1 colher (sobremesa) de cebola picada
1/2 dente de alho picado
azeite de oliva extravirgem
folhinhas de manjericão
sal e pimenta-do-reino moída na hora
PREPARO
Cozinhe as rodelas de pupunha em água e sal por 5 minutos. Aqueça uma frigideira e coloque um fio de azeite. Grelhe o palmito até tostar levemente.
Em outra frigideira, aqueça o azeite e refogue a manteiga e o alho. Adicione a azeitona e depois de um tempinho o cogumelo. Deixe refogar por 2 minutos.
Para montar, na primeira camada coloque o refogado de cogumelos e azeitonas. Cubra com a outra rodela de palmito. Por cima deposite as fatias de tomate e o queijo. Leve ao forno para gratinar. Retire, decore com o manjericão e sirva ainda quente. Arrume em um prato e decore com o cogumelo que você utilizou.
Fica aqui a sugestão do OBA para um jantar mais requintado que vocês venham a fazer!
A matéria de hoje é dedicada à minha amiga Roseli Gomes, cuja amizade foi uma das melhores coisas que me aconteceu neste mundo. Que esta linda pessoa encontre seu lugar no mundo, e principalmente que o mundo a encontre, pois é merecedora de tudo de lindo que se possa querer…