Prepare um Pão Italiano simples e delicioso!

Não tem como resistir a um pão feito em casa. Desde o começo do processo até a hora de saborear, cada instante tem sua magia. Unir os ingredientes, sovar, ver crescer, sentir o aroma se espalhando pela casa, tudo ali é mágico. Quando a receita que você usa não exige demais e o resultado é um pão delicioso, fica ainda melhor. É o caso deste Pão Italiano que o OBA Gastronomia sugere para vocês.

pao-italiano

Em uma busca rápida pela Internet, você vai encontrar centenas de receitas de Pães Italianos. Dentre todas as que já experimentei, esta aqui é a mais simples, rápida e com um produto final de fazer você se orgulhar de seu pão. Casca crocante e miolo macio, como um bom Pão Italiano deve ser. Vale a pena seu preparo.

Pão Italiano Simples

Tempo de Preparo 1 hour 30 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 2 hours
Porções 2 pães

Ingredientes

  • 1 Kg mais para o fermento e a bancada Farinha de trigo
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva
  • 1 envelope 10 g Fermento biológico seco
  • 1 colher sopa Açúcar
  • 1 colher sopa Sal

Instruções

  1. Em um copo, misture o fermento e o açúcar com o açúcar, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo e o envelope de fermento. Coloque 3 colheres (sopa) de água, misture bem e tape com papel filme. Deixe o fermento agir por 20 minutos. Deve estar com aparência de esponja.
  2. Coloque a farinha em uma tigela grande e funda. Espalhe o sal pelas laterais e no centro ponha a mistura do fermento e o azeite de oliva. Vá colocando água e misturando tudo (aproximadamente 3 xícaras de água). Quando a massa estiver desgrudando das mãos, passe para uma superfície enfarinhada e comece a sovar. Sove vigorosamente por aproximadamente 10 minutos. Coloque a massa em uma tigela, espalhe um pouco de azeite por cima, tampe com um pano e deixe crescer por 30 minutos, até que dobre de tamanho.
  3. Abaixe a massa com os punhos e volte à superfície de trabalho. Sove por mais 1 minuto, divida a massa em dois e molde os pães (se preferir, molde pães menores). Coloque na forma e deixe crescer por mais 10 minutos. Com uma faca afiada, faça talhos rasos em cima do pão e polvilhe um pouco de farinha de trigo.
  4. Pré-aqueça o forno em 180° e leve o pão para assar por 30 minutos, até que doure e ao bater com os dedos, produza um som oco. Retire, espere esfriar e sirva (o espere esfriar é só se você resistir...).

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu