Pinhão – É hora de saborear!

Ovinhos Recheados – Regina Franco
17 de abril de 2014
Feliz Páscoa!
20 de abril de 2014
Mostrar todos

Chegou um dos momentos mais aguardados no ano aqui pelo sul brasileiro. Dia 15 passado foi liberada a colheita, transporte e venda do pinhão.

Pinhão é uma designação para várias sementes de pinheiros. Esta semente não se encerra em um fruto, mas sim em uma pinha, que vai se abrindo com  o passar do tempo.

Pinhão

No Brasil, o termo pinhão geralmente designa as sementes da Araucaria angustifolia, árvore de destacada importância cultural, econômica e ambiental na região sul e em algumas partes do sudeste do Brasil.

No caso das araucárias, e notadamente da Araucaria angustifolia – também conhecida como pinheiro-do-paraná ou pinheiro brasileiro – a pinha atinge proporções razoáveis, constituindo-se de uma esfera compacta com diâmetro entre 15 e 20 centímetros.

Por seu gosto característico, o pinhão é muito apreciado no sul do Brasil (no Paraná, que possuí reconhecidamente a maior área dearaucárias do país, o pinhão é símbolo estadual, sendo o estado sulista conhecido com a “Terra do Pinhão”) e também em alguns estados da região sudeste, como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, onde ocorrem alguns focos de araucária.

Em Santa Catarina o pinhão é talvez a comida mais típica do estado, sendo consumido assado ou cozido, destacando-se alguns pratos, como a paçoca de pinhão e o entrevero. No Paraná, cujo pinhão é símbolo do estado, são feitos os doces de pinhão, frango ensopado com pinhão, sopa de pinhão, cordeiro ao molho de pinhão e outras iguarias paranaenses. O pinhão é também apreciado como aperitivo e em várias sobremesas. Existem até mesmo diversas “festas do pinhão”, que são festivais culinários que se realizam em uma boa parcela das cidades do interior do estado, onde há grande ocorrência de araucárias. (Wikipedia)

De minha parte, a maneira que eu mais aprecio saborear esta semente deliciosa é a mais simples: assado na chapa de um fogão a lenha ou em uma panela de ferro e depois batido para liberar a semente.

Pinhão 1

Daqui até o fim da temporada o cheiro de pinhão assado vira uma constante aqui em casa. Quem ainda não conhece, o dia que tiver oportunidade não deixe de experimentar. Vai entender o porque da ansiedade da chegada desta época.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: