A Cleide Melo é uma pessoa fantástica que me ajuda na cozinha do Maia Box às quartas e sextas no Mercado Municipal de Curitiba. Paraibana orgulhosa de sua origem, como convém a todas as pessoas daquela região tão especial do Brasil, a Cleidinha prova sempre para mim a fama de cozinheiros bons que o Norte e Nordeste brasileiro tem. Comida sem afetação, sem pressa, temperada à olho e quase sempre com um toque de coentro é típica da região. Esta é uma receita de um peixinho que vocês tem de experimentar. Sem segredo nenhum, preparada com o peixe que você tiver a mão (eu imagino com robalo, garoupa ou badejo), rápida e deliciosa, é uma receita para ser servida tanto no seu dia-a-dia como em uma ocasião especial. Todos os méritos para a Cleide.
Ingredientes
500g de filé de peixe (foi usado tilápia)
2 dentes de alho grande
1 cebola pequena cortada ao meio em em tiras
1 tomate cortado em pedaços médios
Suco de 3 limões
Sal à gosto
1/2 pimentão em tiras pequenas
Folhas de coentro
1 pitada de pimenta-do-reino
Colorau à gosto
Farinha de mandioca ou milho para o pirão
Preparo
Deixe os filés de peixe no suco de limão com sal por 5 minutos. Retire, descarte o suco e reserve os filés com um dente cortado por cima. Em uma panela, coloque o tomate, o pimentão, a cebola, o outro dente de alho, o coentro e a pimenta-do-reino. Cubra com 500ml de água e leve para ferver por 5 minutos. Tempere este caldo com um pouco de sal e coloque os filés de peixe cortados ao meio. Cozinhe por mais 5 minutos.
Prepare o pirão
Em outra panela, coloque uma boa parte da água de cozimento do peixe e leve para ferver. Vá colocando a farinha aos poucos mexendo sempre até que atinja a consistência de pirão que você deseja.
Sirva o peixe acompanhado do pirão, brócolis e batatas cozidas.