Quando falei aqui sobre o leitelho, chamado de buttermilk nos EUA, falei que este ingrediente é muito usado nas receitas americanas, sendo um dos segredos das famosas panquecas, devoradas aos montes nos cafés da manhã por lá. É o buttermilk que dá aquela leveza fantástica a estas panquecas. O buttermilk é comercializado na América, enquanto aqui temos de preparar manteiga caseira para consegui-lo, ou substituir por um fake (dica no final da receita), o que acaba sendo o mais comum.

Panqueca Americana com Buttermilk

Tempo de Preparo 20 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 40 minutes
Porções 4 pessoas

Ingredientes

  • 1 xícara Buttermilk ver dica no fim da receita
  • 2/3 xícara Farinha de trigo
  • 1 colher chá Açúcar
  • 1 colher chá Sal
  • 1 unidade Ovo
  • 1 colher sopa Manteiga derretida
  • 1 colher sobremesa Fermento químico em pó

Instruções

  1. Bata o ovo e misture com a manteiga derretida e o buttermilk. Misture todos os ingredientes sólidos, com exceção do fermento,  e vá adicionando com os líquidos aos poucos, mexendo bem com um fuet (batedor de arames). Acrescente o fermento e misture bem.
  2. Aqueça uma frigideira e unte com manteiga. Com uma concha pequena, despeje a massa na frigideira. Quando dourar, vire com uma espátula e deixe que doure o outro lado. Sirva com geleias, mel, manteiga ou Maple Syrup, xarope típico do Canadá produzido a partir do bordo.
  3. Para preparar um buttermilk fake, misture 1 colher de sopa de suco de limão em 1 xícara de leite integral e deixe que atue por 15 minutos antes de utilizar.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu