Orégano

A palavra latina origanun significa “enfeite ou alegria da montanha”. Também chamada de orégao, esta plantinha desenvolve-se em qualquer clima.

O orégano talvez seja a única erva que é melhor seca do que fresca. A seca possui um sabor mais picante e característico.  o orégano é parente da manjerona, que possui um sabor mais delicado, sendo que algumas vezes é chamado “manjerona silvestre” (erva alta e perene).

Orégano é um tempero típico para pizzas e molhos italianos para massas. É usado também em ensopados, sopas, peixes assados e molhos para carnes. Orégano também tempera maravilhosamente azeitonas e queijos (estes regados com azeite de oliva).

Para aproveitar melhor seu sabor, deve ser adicionado sempre quase no final do cozimento. Com certeza é uma das ervas mais utilizadas na culinária do mundo inteiro.

Fonte: Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro

Orégano seco

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Tenho os dois em casa, o fresco e o seco. Gosto bastante de óregano na comida, mas em pouca quantidade (principalmente o seco), acho que se carregar um pouquinho a mais já perde o sabor do prato.

    Não sabia do significado, bom saber!

    Beijãozão*

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu