Um dos exercícios mais bacanas de fazer em Gastronomia é produzir seus próprios molhos de pimenta. Utilizando uma só ou um mix das ardidinhas, esperar para ver o resultado é sempre uma tarefa gostosa, misturado com um tanto de ansiedade. Servir seu molho é outro pequeno prazer. Experimentar novas pimentas acaba virando quase um vício. Foi o que aconteceu com este molho que preparei com Pimentas Rocotos, presente de meu vizinho japonês, que adora plantar coisas mais exóticas em sua casa.
Capsicum pubescens é uma pimenta com frutos de tamanho médio, comum no Peru, Bolívia, Chile, Argentina e Equador. Conforme as regiões é localmente designada por rocoto (em quíchua) ou locoto (em aimará).
Os frutos desta espécie de pimenta possuem paredes espessas, tal como os pimentos, mas são muito mais picantes. A folhagem da planta tem cor verde escura e é tomentosa. As flores são de cor púrpura com manchas esbranquiçadas e as sementes são escuras (castanho escuro a preto), enquanto a maioria das sementes de espécies de Capsicum domesticadas têm cor clara. Se suportada, a planta pode atingir uma altura de quase dois metros. É uma planta perene e se protegida da geada e convenientemente podada pode manter-se por muitos anos.
Encontra-se entre as primeiras pimentas a serem domesticadas, sendo já cultivada há 5000 anos. Está provavelmente relacionada com pimentas silvestres que ainda crescem na América do Sul (Capsicum cardenasii, Capsicum eximium e outras). Tal como Capsicum baccatum e Capsicum chinense, trata-se de uma espécie distinta no género Capsicum; a maioria das pimentas são cultivares ou híbridos de Capsicum annuum.
Esta pimenta desenvolve-se bem em climas temperados e até mesmo frescos sem verões quentes, ao contrário da maioria das pimentas picantes.
Apesar de a maioria dos frutos desta espécie ser vermelha, há também um tipo amarelo que é comum nas Caraíbas e México e ainda uma variedade laranja.
Outros nomes comuns: locoto, manzano, canario (tipo amarelo), caballo, e peron.
Usos culinários
Um prato popular na América do Sul, o rocoto relleno do Peru, é preparado recheando rocotos com uma mistura de carne. Ainda no Peru, os rocotos são muitas vezes usados na preparação de ceviche. (Wikipedia)
Molho de Pimenta Rocoto
Ingredientes
- 5 unidades Pimenta Rocoto
- 1/2 lata pequena Extrato de tomate
- 1 unidade pequena Cebola
- 6 dentes Alho
- 1 xícara Vinagre
- 4 colheres sopa Azeite de oliva
- 3 unidades Cravo
- 1 folha Louro
- 10 gotinhas Fumaça líquida
- À gosto Sal
Instruções
-
Abra as pimentas e retire as sementes. Pique grosseiramente. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Despeje o conteúdo em uma panela e deixe em fogo baixo por 10 minutos. Espere esfriar.
-
Coloque em vidros de conserva e conserve em geladeira.
O que é fumaça líquida que vai na receita do molho de pimenta Rocoto ?
Fumaça líquida é um líquido que confere um sabor defumado a pratos, como carnes e molhos. É bastante usado na confecção de hambúrgueres.
Tenho um pé de rocoto em casa e se aquecer muito a pimenta ela perde quase toda sua picância.
José Bernardino de Lima .Achei muito boa a receita, já comecei a fazer.
GOSTARIA DE SABER COMO FAZER A CONSERVA DA PIMENTA EM PEDAÇOS MAIORES PARA USAR NAS REFEIÇÕES ?