Sou um fã inveterado de pimentas. Adoro experimentar todas as que vejo. Acho fantástico o sabor e “potência do ardor” de cada uma, seus formatos e, principalmente seus coloridos. Se estou em algum lugar diferente e vejo alguma pimenta diferente, tenho de experimentar, apesar de muitas vezes ter exagerado na dose e quase cuspir fogo. Se eu encontro alguma variedade que não conheço em algum mercado, não penso duas vezes e compro. É compulsivo. Foi assim com as duas que estrelam o OBA Gastronomia de hoje, Habanero Chocolate e Bhut Jolokia.

Como tudo que nos é novidade, a primeira coisa que fiz foi a busca Google, nossa salvação. Lá encontrei dois blogs especializados em pimentas e que serviram para embasar o tema de hoje: Pimentas Web e Viciado em Pimentas. Belas fontes de informações sobre o que quiser saber sobre pimentas.

HABANERO CHOCOLATE

Recebe esse nome devido a sua cor e não pelo seu sabor. Também conhecida como Congo Black Habanero.

Espécie de Habanero super picante que pode atingir 580.000 SHU na escala Scoville. Definitivamente não é uma pimenta para os iniciantes da culinária apimentada, pois é muito “quente”, mesmo para uma habanero.

É a pimenta favorita no Caribe para fazer molhos barbecue e marinados, por ter um sabor típico difícil de ser substituído por outras pimentas. Também podem ser secos e defumados (chipotle), para se fazer molhos exóticos.

É um pouco mais ardida que a BLACK HABANERO sendo considerada a pimenta “domesticável” mais picante que se tem conhecimento.

Originária da Jamaica, esta preciosidade varia do tom esverdeado a Marrom “Bombom”, sendo sua semelhança de cor ao Chocolate muito grande.

Tem sabor extremamente frutado. A primeira sensação ao ingeri-la é de estar comendo uma fruta porém muito mas muito ardida.

Muito utilizada seca e defumada. (Fonte: Pimentas Web)

Pimenta Habanero Chocolate

BHUT JOLOKIA

A Bhut Jolokia, também conhecida como Naga Jolokia, Ghost Chili, Ghost Pepper e Naga Morich, é uma pimenta de origem indiana considerada pelo Guinness World Records a terceira pimenta mais forte do mundo, com 1.304.000 SHU.

O efeito bombástico da pimenta começa na língua. Quando alguém morde a pimenta, ela se rompe e libera a capsaicina, seu composto químico ativo mais importante. A substância estimula os receptores de calor e de dor presentes em toda a língua. O cérebro interpreta esse ardor como se a língua tivesse sido queimada. E faz com que os receptores opióides do sistema nervoso simpático produzam endorfina – responsável pela sensação de bem-estar. (Fonte: Viciado em Pimentas)

Pimenta Bhut Jolokia

Algumas das duas pimentas que adquiri viraram um “molho explosivo”, ideal para aquelas pessoas que te perguntam se você tem uma pimenta “realmente forte” para servir. Caso encontrem estas duas variedades, preparem este molho. Apesar de bem ardido, o sabor é delicioso.

Molho de Habanero Chocolate e Bhut Jolokia

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 10 minutes
Tempo Total 15 minutes

Ingredientes

  • 6 unidades Pimenta Habanero Chocolate
  • 6 unidades Pimenta Bhut Jolokia
  • 1 xícara Extrato de tomate
  • 1 1/2 xícara Vinagre de vinho branco
  • 2 dentes grandes Alho
  • 4 unidades Cravo
  • 10 gotas Fumaça líquida
  • 3 colheres sopa Azeite de oliva

Instruções

  1. Retire os cabinhos das pimentas e lave-as bem. Seque com papel toalha.
  2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por 2 minutos. Retire e coloque em uma panela. Leve para aquecer em banho-maria por 10 minutos. Espere esfriar e coloque nos recipientes definitivos. Mantenha em geladeira e use com parcimônia.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 9 comentários

  1. Orlando,
    Você já fez este molho somente com a Habanero chocolate?

    1. Olá, Daniel
      Ainda não fiz. Farei logo e publico aqui. Deve ficar extremamente picante.
      Obrigado pela participação e um abraço.

      1. Olá Orlando,

        Sua receita me serviu como inspiração, usei somente 7 unidades da pimenta habanero chocolate(deixei somente uma com as sementes), adicionei uma cenoura e usei o alho assado, ficou sensacional.

        Obrigado.

        1. Que legal, Daniel!
          Se quiser, esteja à vontade para nos enviar a receita com fotos e publico no OBA. Com todos os créditos, claro.
          Um abraço!

  2. O que é fumaça líquida, onde encontro. Adoro molhos

    1. Olá, Rosa Maria
      A fumaça líquida é um produto que confere sabor de defumado ao alimento, como se este tivesse sido preparado em uma churrasqueira. É obtido da condensação da fumaça da queima de madeiras. Você pode encontrar em bons supermercados, casas gourmets ou pela internet.
      Obrigado pela participação e um abraço!

  3. Boa noite, após fazer esse molho, ele terá quanto tempo de validade? Posso substituir o vinagre por alguma outra coisa?
    Mto obg.

    1. Olá, Victor
      Tente substituir por cachaça. Fica bem bom. O molho vai durar por volta de 2 meses, se for bem guardado em lugar fresco e escuro.
      Um abraço!

  4. Olá! Eu posso pasteurizar esse molho? Obrigada!!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu