Em mais uma breve temporada em Bento Gonçalves, tive  a oportunidade de conhecer o limoncello produzido de maneira artesanal pelo Narciso, do Hotel Dallonder. Posso garantir que o resultado é muito bom.

Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, conseqüentemente, bebido bem gelado.

No Brasil é produzido na cidade gaúcha de Xangri-lá e é denominado de “Citroncello Positano”. É fabricado a partir da excelência do limão siciliano, em processo artesanal de infusão de suas cascas em álcool de cereais.

Também é produzido na cidade paranaense de São José dos Pinhais um licor denominado “Limãogelo” que tem clara inspiração no Limoncello, tanto no nome quanto no seu conteúdo. É fabricado pela Indústria de Licores Mediterrâneo Ltda, que pertence a Massimiliano Visani.

A vinícola Georges Aubert também produz no Rio Grande do Sul um licor similar denominado “Georges Aubert Limone”.

O licor do tipo Limoncello também é produzido de maneira artesanal na cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo, no Brasil, não utilizando álcool de cereais, mas sim a tradicional bebida do interior paulista, a cachaça, dando um sabor característico e diferenciado para o padrão da bebida. É o Limoncello com sabor de Brasil. Dá-se a essa bebida, do tipo Limoncello, o nome de Sottili . (Fonte: Wikipedia)

Uma ideia excelente para fazer em casa e agradar seus convidados. É uma bebida deliciosa.

Limoncello caseiro

Ingredientes

  • 18 unidades sem a parte branca Casca de limão siciliano
  • 1 litro Álcool de cereais
  • 13 unidades Grãos de café
  • 800 g Açúcar refinado
  • 2 litros Água mineral

Instruções

  1. Misturar as cascas de limão, os grãos de café com o álcool e manter guardado em local escuro por 40 dias.
  2. Após este tempo, fazer uma calda leve com o açúcar e a água e misturar o liquido do limão coado. Mexer com um batedor de arames, por 2 minutos.
  3. Passar para um recipiente e levar para gelar. Servir como licor.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 3 comentários

  1. Alex

    Nunca fiz, mas tenho sempre em casa. Depois de determinados pratos mais pesados ou de uma bela travessa de camarão e sapateira, não há nada melhor que um copinho de shot de limoncello para surpreender os amigos [bom, os habituais já não ficam surpreendidos; a meio já perguntam: e o limoncello vem ou não vem?]

  2. Taciana

    Muito Legal seu Blog! Vou te visitar sempre!

    Conhece já o Mise En Place Blog, um blog para quem gosta de receber bem!

    Bjos Taci

    wwww.miseenplaceblog.com.br

    1. Orlando Baumel

      Muito obrigado, Taciana.
      Visitarei seu Mise En place.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.