Limoncello caseiro por Narciso Balejo

Em mais uma breve temporada em Bento Gonçalves, tive  a oportunidade de conhecer o limoncello produzido de maneira artesanal pelo Narciso, do Hotel Dallonder. Posso garantir que o resultado é muito bom.

Limoncello é um licor de limão produzido originalmente no sul da Itália, especialmente na região do golfo de Nápoles, na costa Amalfitana e nas ilhas de Ischia e Capri, havendo também produção na Sicília e na Sardenha. É feito à base de limão, álcool, água e açúcar; deve ser mantido no congelador e, conseqüentemente, bebido bem gelado.

No Brasil é produzido na cidade gaúcha de Xangri-lá e é denominado de “Citroncello Positano”. É fabricado a partir da excelência do limão siciliano, em processo artesanal de infusão de suas cascas em álcool de cereais.

Também é produzido na cidade paranaense de São José dos Pinhais um licor denominado “Limãogelo” que tem clara inspiração no Limoncello, tanto no nome quanto no seu conteúdo. É fabricado pela Indústria de Licores Mediterrâneo Ltda, que pertence a Massimiliano Visani.

A vinícola Georges Aubert também produz no Rio Grande do Sul um licor similar denominado “Georges Aubert Limone”.

O licor do tipo Limoncello também é produzido de maneira artesanal na cidade de Jaú, interior do estado de São Paulo, no Brasil, não utilizando álcool de cereais, mas sim a tradicional bebida do interior paulista, a cachaça, dando um sabor característico e diferenciado para o padrão da bebida. É o Limoncello com sabor de Brasil. Dá-se a essa bebida, do tipo Limoncello, o nome de Sottili . (Fonte: Wikipedia)

Uma ideia excelente para fazer em casa e agradar seus convidados. É uma bebida deliciosa.

Limoncello caseiro

Ingredientes

  • 18 unidades sem a parte branca Casca de limão siciliano
  • 1 litro Álcool de cereais
  • 13 unidades Grãos de café
  • 800 g Açúcar refinado
  • 2 litros Água mineral

Instruções

  1. Misturar as cascas de limão, os grãos de café com o álcool e manter guardado em local escuro por 40 dias.
  2. Após este tempo, fazer uma calda leve com o açúcar e a água e misturar o liquido do limão coado. Mexer com um batedor de arames, por 2 minutos.
  3. Passar para um recipiente e levar para gelar. Servir como licor.
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

3 Comments

  1. Alex disse:

    Nunca fiz, mas tenho sempre em casa. Depois de determinados pratos mais pesados ou de uma bela travessa de camarão e sapateira, não há nada melhor que um copinho de shot de limoncello para surpreender os amigos [bom, os habituais já não ficam surpreendidos; a meio já perguntam: e o limoncello vem ou não vem?]

  2. Taciana disse:

    Muito Legal seu Blog! Vou te visitar sempre!

    Conhece já o Mise En Place Blog, um blog para quem gosta de receber bem!

    Bjos Taci

    wwww.miseenplaceblog.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: