Anis estrelado

Desde que descobri a delícia que é preparar licores sempre estou pensando no sabor do próximo. O de anis estava há tempos  na fila. O anis estrelado usado em sua confecção é um daqueles ingredientes que não tem como se apaixonar.

Estrela-de-anis ou Anis-estrelado (Illicium verum) é uma planta originária da China e do Vietnã. É considerado uma especiaria de uso medicinal e culinário. Possui um aroma idêntico ao do anis pois contém o mesmo óleo, embora seja mais forte.

Há outra espécie próxima, originada do Japão, denominada de anis-estrelado japonês (Illicium anisatum, também conhecido como Illicium religiosum, Illicium japonicum), shikimmi ou skimmi. Está espécie é reconhecida cientificamente como altamente venenosa e é, por isso, imprópria para o consumo humano.


A vagem do anis-estrelado tem a forma de uma estrela irregular com oito pontas e mede até 3 centímetros de lado a lado. São duras e de cor de ferrugem. Os carpelos têm forma de canoa e abrigam uma semente frágil e lustrosa. Os carpelos são mais aromáticos do que as sementes.
Ingrediente essencial ao “pó de cinco especiarias”, o anis-estrelado é usado na culinária chinesa em sopas, caldos, marinadas para carne de porco, pato e frango. Na cozinha vietnamita é cozido em caldos e no pho (sopa de macarrão e carne). Na Índia, o anis-estrelado é comumente usado para substituir o anis por ser mais barato. (Wikipedia)

Esta é uma receita que não exige quase que nenhum esforço. Vale a pena você preparar.

8 de junho de 2017

Licor de Anis

Desde que descobri a delícia que é preparar licores sempre estou pensando no sabor do próximo. O de anis estava há tempos  na fila. O anis […]
12 de maio de 2016

Licor de Café e Especiarias

Há um tempo atrás, publiquei aqui no OBA Gastronomia a receita de um Licor de Figo caseiro. De lá para cá, tomei gosto pela coisa e […]