Gnocchi

Parabéns a Curitiba!
29 de março de 2011
Cinturão Verde de Curitiba
30 de março de 2011
Mostrar todos

Gnocchi da Fortuna.

Gnocchi é provavelmente a massa italiana caseira mais antiga.

No princípio era preparada com semolina de trigo. No século XVII começou  a ser feita com farinha de trigo. A mistura de farinha e batata virou um hit da culinária da bota.

A massa do gnocchi permite diversas variações. Abóbora, espinafre, castanhas, ricota e vários outros ingredientes podem fazer parte de sua composição. Dominar o preparo de gnocchi não é tarefa  tão simples. Exige prática.

Os italianos dizem que é preciso “sentir” a consistência da massa, ao invés de observar apenas a quantidade de ingredientes.

Outro hábito curioso é o de comer gnocchi todo dia 29 de cada mês. Dizem que ao comer neste dia, a sorte sorrirá no restante do mês (até o próximo 29).  Neste dia, o prato recebe a denominação Gnocchi da Fortuna (ou da Sorte).

INGREDIENTES

600 g de batatas

150 g de farinha de trigo (esta quantidade pode variar)

Sal e pimenta-do-reino moída na hora,  à gosto

PREPARO

Cozinhe as batatas com casca, em água salgada até amolecer. Deixe esfriar e  retire as cascas. Passe para uma tigela e amasse como para purê. Misture uma parte da farinha, tempere com o sal e a pimenta e amasse com uma espátula, até formar uma massa.

Neste momento, retire e passe para uma superfície plana. Verifique a consistência, que não deve ser pesada. Caso precise mais farinha, ponha aos poucos. Vá amassando em formato de rolinhos, com cerca de 2 cm de diâmetro.

Com uma faca, corte em pequenos pedaços.

Para fazer os vincos na massa (que ajudará a “segurar” o molho), pegue um gnocchi e gire-o sobre um garfo.

Gnocchi aceita diversos acompanhamentos, desde uma simples manteiga com um bom queijo até molhos mais rebuscados. Particularmente, acho que um molho à base de carne é o ideal para guarnecer estas bolinhas maravilhosas. Molho como  este Ragu de Vitela, que utilizei hoje, preparado por meu amigo Chef Luciano, da Trattoria Boulevard.

Lembrem de anotar na agenda: todo dia 29 é o dia do Gnocchi da Fortuna. Coloque uma nota de dinheiro embaixo de seu prato, saboreie esta maravilha italiana e espere a sorte te sorrir.

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

2 Comentários

  1. Carolina disse:

    Então era por isso que eu estava me contorcendo de vontade de comer Gnocchi hoje! Se hoje eu tivesse tido tempo de parar pra conversar direito com vc, poderia até dizer que foi sugestão minha, mas acredite: você leu meus pensamentos e agora estou eu aqui a lamber o monitor! Adorei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

%d blogueiros gostam disto: