Fritatta de Almeirão do Campo e Cará Moela

Se você mora em casa e possui um gramado ou passeia por parques, é bem provável que já tenha cruzado com este “matinho”, a Almeirão do Campo. Também chamado de Radite, Chicória de Roseta ou Almeirão do Mato, esta planta nasce espontaneamente em jardins, hortas e calçadas. Seu nome científico é Hypochaeris radicata L.

Da família das Asteraceae (Compositae), o Almeirão do Campo é bastante nutritivo. Rico em fibras,  vitamina A, do complexo B, C e minerais como o cálcio, fósforo, zinco, enxofre e ferro, vai muito bem em saladas, ensopados, recheios e refogados. No quintal de minha casa tem muito e esta é a época que ele aparece com mais vigor. De sabor amargo, lembrando a Catalônia, é uma das PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) mais fáceis de encontrar.

A sugestão que trago no OBA Gastronomia de hoje é uma Fritatta, uma especialidade italiana um pouso semelhante ao omelete, preparada com o Almeirão do Campo e Cará Moela, espécie de batata que também tenho aqui em casa. Você pode utilizar batata comum.

Fritatta de Almeirão do Campo e Cará Moela

por 18 de setembro de 2019

Tempo de Preparo : 5 minutes. Tempo de Forno : 10 minutes Porções : 1 pessoa

Ingredientes

Modo de Preparo

Descasque e corte o cará moela em rodelas de 1 cm de espessura. Leve para cozinhar em água com pouco sal durante 5 minutos, deixando al dente. Escorra e reserve. Corte o almeirão em tirinhas finas. Bata os ovos ligeiramente, misture ao almeirão e adicione metade do queijo ralado. Tempere com sal e pimenta. Aqueça uma frigideira que possa ir ao forno e coloque o azeite. Espalhe a cebola e as rodelas de batata e cozinhe até que doure. Despeje os ovos por cima e arrume os tomates cereja cortados ao meio. Leve ao fogo e cozinhe até  que as bordas estejam douradas e firmes. Espalhe o restante do queijo ralado por cima e leve ao forno pré-aquecido em 180° e deixe até que gratine. Sirva imediatamente.

Conheça o Cará Moela.

Print

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu