Conheça o Cará-Moela

Alleluia Massas
20 de Abril de 2018
Chelsea Burguer and Shakes – Curitiba
26 de Abril de 2018
Mostrar todos
Cará-moela

Imagine uma “batata voadora”, uma batata em que ao invés de serm subterrânea, é aérea. Assim é o Cará-Moela, uma trepadeira com as raízes aéreas que está na categoria das PANC (Plantas alimentícias não convencionais) Foram duas destas que ganhei de presente e que plantei aqui em casa, com a promessa de ser uma planta resistente e rápida.

Dioscorea bulbifera é uma espécie da família Dioscoreaceae cultivada pelos seus tubérculos (“batatas”) e bulbos axilares. Dependendo da região, esta espécie pode ser chamada de inhame ou cará; mais especificamente, de cará-do-ar ou inhame-do-ar, cará-moela, cará-voador, cará-de-árvore, cará-taramela, cará-de-rama, cará-aéreo, air potato ou potato yam

É uma espécie trepadeira, perene, tuberosa e pouco vigorosa com tubérculos subterrâneos maiores (bulbilhos) e aéreos menores em forma de moela inseridos nas axilas das folhas, nativa da África e Ásia Tropical. Folhas simples, de 8-15 cm de comprimento com a face superior brilhante e fortemente marcada pela nervação impressa que a deixa quase bulada, lembra a forma de um coração. Inflorescência axilares, com flores esbranquiçadas discretas.

É cultivada em muitos países tropicais, sendo o Brasil um deles. Seu cultivo é principalmente em escala domestica com tubérculos aéreos sendo destinados a consumo próprio ou comercialização em mercados locais, sendo considerada uma PANC.

Sua propagação é realizada apenas pelos tubérculos aéreos ou divisão dos subterrâneos.

Os tubérculos subterrâneos são processados e usados como alimento, sendo colhidas no final de cada ciclo, principalmente as batatas aéreas, que quando maduras caem e são colhidas no chão. Tem sabor agradável apos preparo; cozida, frita ou assada. Podem ser usados em purês, fritas, em ensopados, transformadas em farinha ou usado em pães e bolos. As inflorescências jovens podem ser consumidas cozidas como verdura, farofa, picles e decoração em pratos. (Wikipedia)

Cará-moela

Como o Cará-Moela não é tão simples de ser encontrado no comércio, ou pedirei mais para quem me presenteou ou terei de esperar os 40 dias que o pé começar a “colocar suas raízes para fora”. Assim que eu tiver na mão, as receitas estarão aqui no OBA Gastronomia.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *