Imagine uma “batata voadora”, uma batata em que ao invés de serm subterrânea, é aérea. Assim é o Cará-Moela, uma trepadeira com as raízes aéreas que está na categoria das PANC (Plantas alimentícias não convencionais) Foram duas destas que ganhei de presente e que plantei aqui em casa, com a promessa de ser uma planta resistente e rápida.

Dioscorea bulbifera é uma espécie da família Dioscoreaceae cultivada pelos seus tubérculos (“batatas”) e bulbos axilares. Dependendo da região, esta espécie pode ser chamada de inhame ou cará; mais especificamente, de cará-do-ar ou inhame-do-ar, cará-moela, cará-voador, cará-de-árvore, cará-taramela, cará-de-rama, cará-aéreo, air potato ou potato yam

É uma espécie trepadeira, perene, tuberosa e pouco vigorosa com tubérculos subterrâneos maiores (bulbilhos) e aéreos menores em forma de moela inseridos nas axilas das folhas, nativa da África e Ásia Tropical. Folhas simples, de 8-15 cm de comprimento com a face superior brilhante e fortemente marcada pela nervação impressa que a deixa quase bulada, lembra a forma de um coração. Inflorescência axilares, com flores esbranquiçadas discretas.

É cultivada em muitos países tropicais, sendo o Brasil um deles. Seu cultivo é principalmente em escala domestica com tubérculos aéreos sendo destinados a consumo próprio ou comercialização em mercados locais, sendo considerada uma PANC.

Sua propagação é realizada apenas pelos tubérculos aéreos ou divisão dos subterrâneos.

Os tubérculos subterrâneos são processados e usados como alimento, sendo colhidas no final de cada ciclo, principalmente as batatas aéreas, que quando maduras caem e são colhidas no chão. Tem sabor agradável apos preparo; cozida, frita ou assada. Podem ser usados em purês, fritas, em ensopados, transformadas em farinha ou usado em pães e bolos. As inflorescências jovens podem ser consumidas cozidas como verdura, farofa, picles e decoração em pratos. (Wikipedia)

Cará-moela

Como o Cará-Moela não é tão simples de ser encontrado no comércio, ou pedirei mais para quem me presenteou ou terei de esperar os 40 dias que o pé começar a “colocar suas raízes para fora”. Assim que eu tiver na mão, as receitas estarão aqui no OBA Gastronomia.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 11 comentários

    1. claudete ferreira assunçao

      deixe eu plantar

  1. regina siqueira

    ganhei muitos nunca tinha visto entrei aqui para saber como usar

  2. Jake line

    Ganhei duas destas, ja com inicio do pezinho… foi so plantar… isso foi em meados de novembro! Hj se espalhou por bambus e varais. Tem muuuuuitos frutos, duas delas com uns 15cmx10cm… lindos, agora e esperar cair… e ver como consumir!

    1. Jerusa Monteiro de Oliveira

      Já usei para fazer pão. Ficou muito bom.

  3. FABIOLA BONICIO BITU CAMPOS

    Fiz na frigideira, quadradinhos bem pequenos, azeite, sal e pimenta do reino, ficou uma delícia, com aparência de bacon (não como carne)

  4. Jaira Lopes de Souza

    Fiz escondidinho de carne moída! Usei cará moela no lugar da batata. Também gosto de cará frito, tipo batata chips, fica muito bom!!

  5. Leo Maurício tabaczinski

    Tenho tbm um pé plantado no meu quintal, já estou colhendo os frutos

  6. Maria gresele

    Ganhei uma batata e plantei estou colhendo , estou amando resultado .
    Faço com carne moída . Faço com arroz e temperos cheiro verde. Uma delícia.
    Gostaria de receber orientação dos benefícios .
    Elas são uma obra de arte !! são lindas ….
    A natureza é perfeita obra do criador……

  7. Mestry Badahra

    Q R A Mestry Badahra – Ganhei 6 unidades, e atravez deste site , amanhã esterei degustando, Mais esta Maravilha da Mãe Natureza É Lamentável, que Os senhores da Agricultura, não divulguem este Manjar, que inclusive na agricultura Familiar poderia ser o carro chefe
    Vou Plantar no quintal da vizinha com certeza

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.