Feijão é uma unanimidade nacional. Não tem quem não goste (eu não conheço). Ele aparece na culinária de todas as regiões do Brasil, em variedades e receitas diferentes. Desde a Feijoada (o prato nacional) até o Baião com Dois, o feijão acompanha o dia-a-dia do brasileiro com charme e galhardia, se posso usar esta palavra. A receita que trago no OBA Gastronomia de hoje é uma daquelas para você variar o feijão do cotidiano.
Feijão vermelho, uma das variedades não muito utilizada aqui no sul, guarnecido com Cotechino (ou Codeguim), um embutido de origem italiana, e folhas de Mostarda refogadas é a sugestão de hoje. Uma receita para você guardar e surpreender. Caso não encontre Cotechino, utilize Paio ou Calabresa.
Feijão Vermelho com Cotechino e Mostarda
Ingredientes
- 250 g + o caldo Feijão vermelho cozido
- 1 maço Folhas de mostarda
- 2 unidades Codeguim
- 3 dentes Alho
- 1 colher sopa Azeite de oliva
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
Instruções
-
Prepare o feijão da maneira habitual.
-
Retire os talos da mostarda e pique em fatias finas. Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite. Adicione o alho e deixe por 1 minuto. Coloque a mostarda e refogue rapidamente. Tempere com o sal e a pimenta, misture bem e desligue o fogo.
-
Reaqueça o feijão. Depois de ferver, coloque o cotechino. Deixe cozinhar por 10 minutos e retire. Corte em fatias e retorne ao feijão juntamente com a mostarda. Retifique temperos, deixe aquecer bem e sirva.
Acabei de provar essa delícia de receita, parabéns!