Com o pé de taioba aqui de casa crescendo sem parar, é hora de preparar receitas com esta PANC fantástica.
Xanthosoma sagittifolium (L.) Schott, vulgarmente conhecida por orelha-de-elefante (quando usada como planta ornamental), macabo, mangará, mangará-mirim, mangareto, mangarito, taioba, taiova, taiá ou yautia, é uma espécie da família das Araceae, originária da América Central e hoje largamente cultivada nas regiões tropicais e subtropicais. Produz cormos ricos em amidos, muito utilizados na alimentação humana e animal.
A taioba é muita apreciada na cozinha típica de Goiás. As pesquisas já comprovaram que a folha tem mais vitamina A do que a cenoura, o brócolis ou o espinafre. Por ser rica em vitamina A e amido, é um alimento fundamental para as crianças, idosos, atletas, grávidas e mulheres que amamentam.
Em sua composição, encontramos cálcio, fósforo, ferro, proteínas e uma grande quantidade de vitaminas: vitamina A, vitaminas B1, B2 e C. Tanto o talo quanto as folhas apresentam os mesmos elementos, apenas em proporções diferentes. Nas folhas, encontramos mais ferro e mais vitamina A. O valor energético para cada 100 gramas de talo é de 24 calorias, enquanto que, nas folhas, temos 31 calorias para os mesmos 100 gramas. (Fonte: Wikipedia)
Farofa de Taioba e Alho
Ingredientes
2 folhas de taioba
2 dentes de alho
3 colheres (sopa) de manteiga
2 xícaras de farinha de mandioca biju
Sal à gosto
Preparo
Pique bem os dentes de alho. Retire o talo duro das folhas de taioba e corte em tiras finíssimas. Aqueça uma frigideira funda e coloque a manteiga. Adicione o alho e refogue por 30 segundos. Junte a taioba e refogue por mais 30 segundos. Acrescente a farinha e deixe que cozinhe até que toste ligeiramente, mexendo sem parar. Deve ficar crocante, mas ainda úmida. Tempere com o sal e está pronta.