Que farofa é uma unanimidade aqui no Brasil, todos sabemos. Não conheço quem não goste. Já com azeite de dendê a coisa é mais complexa. Conheço pessoas que adora e as que não podem nem sentir o cheiro. Eu faço parte do primeiro time. Para quem ainda torce o nariz para o dendê, sugiro prepararem esta farofa. Acompanhando qualquer coisa é demais, mas fazendo par com uma moqueca é imbatível.
Farofa de Dendê com Banana-da-Terra
Ingredientes:
100 g de farinha de mandioca biju
2 bananas da terra picadas
50 g de bacon picado
1 colher de sopa de cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de azeite de Dendê
1/2 colher de sopa de azeite de oliva
Suco de meio limão
Cheiro-verde à gosto (pode substituir por coentro)
Sal à gosto
Preparo:
Aqueça uma frigideira funda e coloque o azeite de oliva e o bacon. Adicione a banana e deixe por 2 minutos. Acrescente a cebola e o alho e deixe mais 1 minuto. Ponha o azeite de dendê. Junte a banana e deixe refogar por 2 minutos, mexendo sempre. Regue com o suco de limão. Junte a farinha e cozinhe por mais 3 minutos, misturando tudo muito bem. Tempere com o sal e coloque o Cheiro-verde.
O azeite de dendê, azeite de dendém ou óleo de palma é um óleo popular nas culinárias africana e brasileira e, também, no candomblé. É produzido a partir do fruto da palmeira conhecida como dendezeiro (Elaeis guineensis), originária do oeste da África. Indispensável na cozinha afro-brasileira, é utilizado em pratos de origem africana como o vatapá e o acarajé. Em Angola é usado, por exemplo, na preparação da moamba de galinha. Além do uso culinário, o azeite de dendê pode também substituir o óleo diesel, embora seja muito mais caro, sendo ainda rico em vitamina A. (Wikipedia)