A receita da Chef Carol Silva, do Restaurante Sorriso Baiano, traz o Budião grelhado com molho de camarão ao leite de coco e purê de banana da terra. O Budião é um peixe nobre na região sul da Bahia, mas você pode substituí-lo por algum filé de peixe branco e alto como pescada amarela, badejo ou robalo.

Para o peixe

400 gr de filé de peixe

Tempere como preferir pode usar sal, limão, alho a gosto ou se preferir tempere com lemon pepper.

Deixe o peixe temperado descansar pelo menos 30 min para “pegar o tempero”

Passe os filés na farinha de trigo e grelhe em uma frigideira antiaderente com azeite e manteiga.

Para o purê de banana da terra

04 unid de banana da terra cozida

Leite 100ml de leite integral

02 colheres de sopa de manteiga

Sal a gosto

Corte as bananas em 04 pedaços, deixe a casca, cozinhe as bananas até ficarem macias.

Retire da água de cozimento, descasque e amasse, tente fazer esse processo enquanto as bananas ainda estão quentes, é bem mais fácil amassar.

Após amassar as bananas coloque em uma panela de fundo grosso com o leite e a manteiga e mexa até ficar com consistência de purê firme mas bem macio, ajuste o sal ao seu gosto.

Para o molho de camarão

250 gramas de filé de camarão (geralmente usamos o sete barbas, mas se preferir pode utilizar o camarão rosa também).

1/2 cebola picada

1 dente de alho picado

150ml de leite de coco

50ml de creme de leite

Refogue a cebola e o alho picados no azeite, acrescente o camarão e tempere com sal.

O camarão cozinha muito rápido então já acrescente o leite de coco, assim que o camarão estiver macio acrescente 1 colher de sopa de trigo para dar consistência ao creme, junte o creme de leite, salsinha bem picadinha e está pronto.

Montagem:

Em uma travessa coloque os filés de peixe grelhados, arrume o purê de banana da terra ao lado, por cima do peixe coloque o molho do camarão, polvilhe com queijo mussarela, leve ao forno pré aquecido a 200° por quinze minutos para gratinar e sirva com arroz branco.

Restaurante Sorriso Baiano

O Restaurante Sorriso Baiano, que fica em Prado,  a uma distância de 50 metros da praia, tem 600 metros quadrados e conta com um ambiente colorido, aconchegante e com muito verde. Apesar de estar instalado dentro de um condomínio, o que proporciona um ambiente de tranquilidade e segurança, o restaurante é aberto ao público.

O  layout da casa oferece um local confortável, descontraído, no qual o hóspede se sente à  vontade. Alinha todos os pontos no mesmo conceito: a identidade visual, o cardápio, a música e o atendimento. 

O Diferencial do Sorriso Baiano é o cardápio com várias opções de pratos. Prevalece a cozinha brasileira com ênfase na nordestina, mas possui toques e referências da culinária do norte e até mesmo da gastronomia italiana. O restaurante é comandado pela  Chef amazonense Caroline Silva, proprietária juntamente com o seu esposo José Augusto.

O menu do Sorriso Baiano tem como carro-chefe a moqueca baiana e  traz pratos de peixes e frutos do mar, o Filé de Budião ao molho de camarão gratinado e purê de banana da terra, entradinhas como a  croqueta de costela, o bolinho de bacalhau e o sertãozinho – um bolinho de carne seca, tapioca e abóbora – todas feitas na casa.

O restaurante recentemente ganhou dois prêmios no 16º Festival Gastronômico do Prado, que teve como protagonista a mandioca: o “Perfume de Mani”, na categoria Drink, e o “Mani”, na categoria prato principal.

Mais informações em: @restaurantesorrisobaiano

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta