Podem falar que é ultrapassado, falta de imaginação, comida do século passado e todos os adjetivos que encontram para ele, mas uma coisa é certa, Estrogonofe é quase uma unanimidade. Eu não conheço quem não goste. Sempre será um prato que agrada a todos, independente ou não de modismos.
Quando tenho mais tempo, eu preparo a minha versão preferida de Estrogonofe, um pouco mais trabalhosa e com mais ingredientes das que encontramos com mais frequência. Mesmo assim, não é nada que demandará horas na cozinha. Quando estou com mais pressa, uso esta receita e em 20 minutos no máximo tenho um prato delicioso para servir. Com mais pressa, opto por batatas chips como acompanhamento, ao invés da tradicional palha. É um prato rápido, mas que deixará um almoço de dia de semana com cara de feriado.
Estrogonofe sem stress
Ingredientes
- 1 Kg Carne em tiras de 5 cm mignon ou alcatra
- 2 potes 700 ml Creme de leite fresco
- 100 g Champignon em lâminas em conserva
- 2 colheres sopa Catchup
- 10 gotinhas Molho inglês
- 1 colher sopa Cebola picada
- 1 dente Alho picado
- 1 colher sopa Óleo de girassol
- À gosto Sal e pimenta-do-reino
- À gosto Cheiro-verde
Instruções
-
Aqueça uma panela funda e coloque o óleo. Adicione a cebola e refogue até que murche. Coloque o alho e deixe por 1 minuto. Acrescente a carne e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo sempre. Tempere com o molho inglês, o sal e a pimenta. Quando a carne estiver cozida, junte o creme de leite e o catchup. Deixe apurar e retifique temperos. Desligue, adicione o cheiro-verde e sirva acompanhado de arroz e batata chips ou palha.