A partir do meio de outubro até novembro é a época da colheita de broto de bambu, takenoko para os japoneses.
O broto de bambu é o colmo do bambu recém-brotado abaixo do solo. O bambu é uma planta da família das gramíneas que cresce com bastante facilidade e rapidez. . Sua colheita é manual, feita especialmente por japoneses. Não é raro ver famílias japonesas ocupadas nesta colheita onde encontramos bambu.
O broto de bambu é um alimento bastante saudável. Ele é rico em vitaminas, proteínas, aminoácidos, carboidratos e fibras alimentares. Os brotos recém-colhidos possuem uma boa quantidade de tiamina, uma vitamina que age no metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, e niacina, uma vitamina que desempenha diversas funções, como melhorar a circulação sanguínea, aliviar a enxaqueca, baixar o colesterol e melhorar a diabetes.
Além dessas substâncias, o broto de bambu também possui vitamina A, vitamina B6 e vitamina E e é rico em diferentes tipos de minerais importantes, como potássio, fósforo, sódio, cálcio, magnésio e ferro. Seu alto teor de fibras e baixo teor de gordura ajudam na redução do espessamento das artérias, ajudando a controlar a pressão arterial. (Fonte: eCycle)
Com textura crocante e um delicioso sabor adocicado, o broto de bambu pode ser utilizado em diversas preparações, desde saladas até recheios. Hoje é possível encontrar takenoko já limpo em diversas feiras livres, mercadões e de pequenos agricultores, o que simplifica bastante.
Para preparar broto de bambu, é preciso seguir os seguintes passos:
- Retire as cascas e folhas que envolvem os brotos de bambu. Você vai desembrulhá-lo e descartar as camadas até chegar ao centro, que apresenta uma cor mais clara e é a parte comestível;
- Coloque os brotos em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar por 15 minutos. Depois, troque a água e cozinhe novamente até que os brotos estejam macios e sem o seu sabor amargo;
- Verifique se prevalece o gosto amargo do broto de bambu. Nesse caso, coloque-os para cozinhar novamente por cinco minutos e repita o processo, até apresentarem um sabor mais sutil. Por fim, deixe esfriar e descansar em água fria.
Você também pode prepará-lo em conserva. desta maneira vai aproveitar esta delícia por mais tempo.