A Chef Iracema Bertoco, do Centro Europeu (www.centroeuropeu.com.br), principal escola de gastronomia do Brasil, preparou duas receitas surpreendentes e deliciosas  para quem gosta de explorar novos sabores. Vale conferir.

Lasanha de Pupunha ao Molho de Cogumelos

Chef Iracema Bertoco – Centro Europeu

Ingredientes (rendimento 4 porções):

– 1 basal de pupunha (parte mais grossa)

– 1 talo de alho poró

– 6 tomates bem maduros sem pele e sem sementes picadinhos

– Folhas de manjericão fresco

– 1 dente de alho amassado

– ¼ de cebola picadinha

–  150 g de cogumelos paris fresco cortados em julienne

– 100 g de cogumelos shitake cortados em julienne

– 120 ml de creme de leite fresco

– 50 g de parmesão

 – 30 ml de azeite

 – 1 pitada de Nós moscada

– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Cortar o palmito em lâminas finas, cozinhar em água fervente com uma pitada de sal por 3 minutinhos. Escorrer e reservar.

Molho de cogumelos:  Em uma panela refogar no azeite a cebola com o alho. Quando dourar, acrescente o tomate, mexer por dois minutos e acrescentar os cogumelos e deixar mais 1 minuto.

Acertar o sal e pimenta a gosto e finalizar com o manjericão.  Reservar.

Molho branco de alho poro: Refogar o alho poro por dois minutos com um fiozinho de azeite. Acrescentar o creme de leite fresco, temperar com sal, pimenta e nós moscada. Deixar no fogo baixo até engrossar um pouquinho e ficar cremoso.

Montagem: em um refratário ou assadeira, espalhe um pouquinho do molho de cogumelos, coloque as lâminas de lasanha e  por cima o  molho de alho poro. Repita mais uma vez as camadas e finalize com queijo parmesão. Leve ao forno pré aquecido 200 graus pra gratinar. Cerca de 15 minutos. Pode decorar com amêndoas laminadas tostadas.

Arroz Negro com Manga Verde

Chef Iracema Bertoco – Centro Europeu

Quem nunca comeu manga verde na infância e levou bronca da mãe, porque a fruta verde poderia trazer problemas para a saúde? Mas fique sabendo que sua mãe estava errada, e a manga verde tem benefícios extraordinários. Ela é excelente para tratar problemas gastrointestinais como azia e enjoo matinal (que sempre é um transtorno paras grávidas), além de ser rica em vitamina C. Na Índia, ela é usada desidratada pra combater o escorbuto (deficiência de vitamina C). Para completar, a manga verde ajuda na formação de glóbulos vermelhos e brancos, na absorção do ferro e é rica em antioxidantes.

Ingredientes (rendimento: 5 pessoas):

– 250 g de arroz negro (cru)

– 1 manga grande verde

– 2 tomates verdes

– 1 pimentão vermelho

– 1 talo de alho poró

– 30 ml de melado de cana

– 30 g de semente de castanha de caju

– 1 folha de limão rosa picadinha (ela é bem aromática e saborosa)

– 1 limão rosa

– 50 ml de azeite de oliva

– pimenta vermelha a gosto

Preparo:

Em uma panela, cozinhe o arroz em água abundante pra que ele fique soltinho. Quando estiver cozido, mas firme, escorra a água e enxague em água fria. Reserve e deixe esfriar. Corte a manga verde, o tomate sem sementes, o pimentão e o alho poró em cubinhos bem pequenos. Misture tudo em um bowl e acrescente o arroz. Tempere com   suco do limão, sal, azeite e pimenta. O preparo pode ser servido em temperatura ambiente, morno ou frio.

Saiba mais sobre o Centro Europeu.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.