Sou fã de utensílios para cozinhas. Diria até que seja alguma espécie de obsessão. Compro coisas que depois me pergunto a razão. Há tempos que vinha namorando a Pedra de Sal Rosa do Himalaia. Como não ficar curioso vendo este belo bloco maciço de sal? Como não querer experimentar alguma coisa preparada nele? E de tanto externar esta minha vontade, finalmente ganhei a famosa pedra.
Protegidas por um manto de lava, pelas montanhas e finalmente pela neve, as salinas do Himalaia são consideradas as mais puras do mundo. Livres da poluição e das toxinas do mundo moderno as placas são recolhidas de depósitos milenares, onde provavelmente existia um enorme oceano. Os 84 minerais presentes em sua composição reforçam sua riqueza nutricional. O sal rosa do Himalaia tem a metade do sódio presente no sal refinado de mesa, por isso mesmo é considerado por muitos como o mais saudável do planeta.
Claro que esta afirmação pode conter algum exagero, mas tentamos acreditar. A Pedra de Sal Rosa não requer grandes esforços para ser utilizada. É aquecer, untar com azeite de oliva (dizem não ser necessário, mas eu achei por bem usar), colocar o alimento escolhido em cima e esperar que ele chegue ao ponto desejado, virando com uma pinça de vez em quando. A própria pedra irá salgar o que você preparou.
Uma vez de posse da pedra, fui experimentar. Claro que comecei com um alimento que eu imaginei ficar delicioso nesta preparação: cogumelos Shitake. Você pode aquecer a pedra no forno, na churrasqueira ou diretamente na chama do fogão. Minha opção foi pelo forno. Para isto, coloque a pedra em uma forma ou pirex e acenda o forno no fogo baixo. Deixe por 10 minutos e suba para o médio. Mais 10 minutos e suba para o fogo máximo. Deixe por 20 minutinhos mais e está pronta para ser usada. Agora é só untar com azeite de oliva (use um pincel), colocar os cogumelos já sem os talinhos, alguns dentes de alho e deixar grelhando.
Para finalizar, algumas ervinhas frescas, como alecrim e tomilho, um ou dois giros no moedor de pimenta e pronto. O resultado é surpreendente. O sabor é maravilhoso, com o sal na medida certa.
Para limpar a pedra, passa-se uma espátula com ela ainda quente, raspando o “mais grosso”. Depois, espera ela esfriar bem e passa uma esponja com água quente para retirar as manchas. A tábua estará pronta para a próxima.
Já estou pensando em outras preparações para trazer para nossos leitores. Posso afirmar que a Tábua de Sal Rosa do Himalaia é uma ótima aquisição para quem gosta de cozinhar. A gama de opções para preparar nela é grande. Basta soltar a imaginação.
Posso usar a pedra no fogão elétrico ?
Olá, Claudia
Pode usar sim. Na mesma temperatura e pelo mesmo tempo.
Obrigado pela participação e um abraço!
Quanto tempo dura está pedra?
Olá, Bruno
O tempo dependerá de quanto você a utilizar e do cuidado que você deve ter na sua manutenção (limpeza). Posso garantir que dura bastantinho.
Um abraço!
Olá bom dia…posso usá -la em uma churrasqueira elétrica?
Olá, Cibele
Se for utilizar em churrasqueira elétrica, procure não manter em contato direto com os queimadores. Utilize em um pirex.
Obrigado e um abraço!
Ola,
Pode usar essa pedra dentro de uma forma de alumínio (para não ter contato direto com a boca do fogão)?
Amei. Já estou fazendo pedido. Quero logo experimentar. Muito obrigada pelo compartilhamento. Abraços
BOa tarde. Comprei uma pedra de sal e utilizei para fazer uma picanha fatiada… Não gostei, porque a pedra salgou a carne demais… o alimento ficou extremamente salgado… Será que fiz algo errado?
Recomenda-se virar a carne apenas uma vez para que não salgue demais.
Qdo vc colocou os cogumelos, voltou pro forno? Qto tempo?
Olá, Cláudia
A tábua não volta para o forno. Faz direto sobre ela, na mesa.
Obrigado pela participação e um abraço!
Olá, eu sou o Sr. Sherjeel da Kamal Salt Industries, se você estiver interessado em comprar produtos de sal como lâmpadas, sais para lamber animais, blocos de sal, etc. Por favor, entre em contato conosco em ahmed@kamalsalt.com