Deliciosos fungos comestíveis.

Cogumelos são um dos mais saborosos ingredientes que conheço.

Como guarnição de pratos, ou mesmo sozinhos, abrilhantam qualquer refeição.

Os primeiros povos a utilizar cogumelos em culinária foram os gregos e romanos. Seu nome vem do grego, cucumello, diminuitivo de cucuma, palavra grega para “vaso de cozinha”.

No mundo existem mais de 2 mil variedades, em estado selvagem ou cultivadas. A grande maioria é venenosa, tornando-se importante adquirí-los de fornecedores idôneos.

Cogumelos podem ser consumidos crus, aferventados em água e sal, grelhados na manteiga ou azeite de oliva, recheados (no caso dos maiores) e como pastas.

Os cogumelos secos tem um sabor mais acentuado. Eles devem ser bem lavados antes do uso e deixados de molho em algum líquido, para hidratar.

Todos os cogumelos são ricos em sais minerais e vitaminas.

(Fonte de pesquisa: Pequeno Dicionário de Gastronomia – Maria Lucia Gomensoro)

Abaixo, os mais frequentementes encontrados no comércio e seu uso.

SHITAKE

O Shitake é considerado o “rei” dos cogumelos. Carnudo, saboroso e versátil, fica delicioso na grelha, em saladas, massas, sopas e omeletes. Pode ser cozido no shoyu ou grelhado em um fio de azeite ou manteiga. Os maiores são perfeitos para rechear.

ERINGUI

Pode ser consumido cru, em saladas. É um dos cogumelos que melhor acompanham carnes.

PARIS

O cogumelo Paris pode ser consumido in natura ou em conserva. É mais conhecido por Champignon, apesar da redundância, já que o termo significa cogumelo em francês. Vai muito bem em saladas e maioneses. É especial para Strogonoff.

PLEUROTUS SALMÃO

Com um sabor muito delicado, é perfeito para saladas. Também fica muito bom na grelha. Devido a sua cor magnífica, é muito utilizado como decoração.

PORCINI

Importado do Chile e Itália, é normalmente encontrado seco. Seu sabor é inconfundível. Perfeito para risotos. Uma grande dica (que utilizo muito) é misturar uma pequena quantidade com outro tipo de cogumelo (Shitake, por exemplo). Deve ser hidratado e a água deve ser utilizada, principalmente no risoto.

SHIMEJI

Com um sabor delicado e apresentação maravilhosa, o Shimeji vai muito bem com saladas. Também é ótimo para acompanhar carnes e legumes fritos ou grelhados.

Hoje é possível encontrar outros tipos de cogumelos, principalmente em feiras e  Mercados Municipais. Explorar este mundo é um exercício de criatividade na cozinha. São muitas as possibilidades. É só começar.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. Carlos

    Orlando,
    Um tesão de matéria. Prefiro um penne com shitake do que funghi sec. Mais suave, mais harmonico.
    Abraço
    Carlos

  2. junior

    Graaande Mr Baulmel,
    Ótimo artigo, aham? Muito cabana e abrangente. Eu adoro cogumelos e gostaria de encontrá-los facilmente aqui em Indaial City, mas até o paris fresco é difícil. Uma amiga de Curitiba comprava Kits no…. acho que “Mercadão” em Curitiba e certa vez fez para nós um linguine ao molho de cogumelos que ficou guardado na memória.
    Abração

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.