Existem receitas que são perfeitas para você tirar um tempo em um dia mais relax, preparar e guardar para complementar um outro prato. Cebolas Ccramelizadas são um bom exemplo.

cebola-roxa-caramelizada

Estas cebolas, uma espécie de Relish (ver nota), compõe uma guarnição sensacional para uma grande variedade de pratos, especialmente carnes grelhadas e assadas. Depois de pronta, ela se mantém bem na geladeira por até uma semana. De preparo rápido e bem simples, o upgrade que esta receita dará em outras do seu dia-a-dia compensa o pouco tempo que será usado. Uma sugestão é utilizar em hambúrgueres. O resultado é fantástico.

Relish é uma conserva cozida, normalmente composta por vegetais ou frutas, ou a combinação dos dois, as frutas e os legumes podem ser grosseiramente ou finamente picados, ele pode ser doce, salgado, picante ou suave, e sempre adiciona sabor forte ao alimento com que é servido (um chutney, por exemplo).  (Fonte: Wikipédia)

Cebola Caramelizada com Vinagre Balsâmico

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 30 minutes
Tempo Total 40 minutes

Ingredientes

  • 500 g Cebola roxa
  • 3 colheres sopa Vinagre balsâmico
  • 3 colheres sopa Açúcar mascavo
  • 2 colheres sopa Manteiga

Instruções

  1. Aqueça uma panela de fundo pesado e coloque a manteiga. Deixe derreter até borbulhar e junte a cebola. Cozinhe por 5 minutos. mexendo eventualmente.  Adicione o açúcar e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo bastante. Acrescente o vinagre balsâmico, abaixe o fogo e deixe por 20 minutos, até que a cebola caramelize e o vinagre reduza a consistência de xarope.
  2. Deixe esfriar e armazene em um pote de vidro. Leve para a geladeira para uso posterior.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem 4 comentários

  1. Orlando Baumel, parabéns pelo seu lindo trabalho levando conhecimento de alto escalão para as pessoas, você tem tudo na vida para vencer, muito obrigado por compartilhar essas experiências através desse site parabéns a todos aki que colaboram diretamente e indiretamente para que esse site permaneça excelente!!!

    1. Olá, Klinthe
      Muito obrigado! De coração! São palavras assim que nos incentivam a continuar com o site!

  2. A receita é maravilhosa, muito obrigada. Quero te fazer um pedido. Você sabe fazer o relish de alho com alho poró?

    1. Olá, Rosana
      Anotei seu pedido. Logo preparo e publico aqui.
      Obrigado pela participação e um abraço.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Fechar Menu