Caldeirada Caiçara de Frutos do Mar

Sopa de Capeletti ou Agnolini como em Pato Branco
14 de julho de 2016
Os dois primeiros livros de culinária do Brasil! E de graça!
19 de julho de 2016
Mostrar todos

Caldeirada é um prato rústico, um ensopado com produtos frescos, do local onde é preparada. Aqui no Brasil, o nome caldeirada designa um ensopado de peixes e frutos do mar, mas ao redor do mundo encontramos com outras carnes. No litoral do Paraná, mais especificamente em Antonina, onde estive neste último fim de semana, é uma comida de festa, de reunião entre amigos.

Caldeirada

Denominam-se caiçaras os habitantes tradicionais do litoral da regiões Sudeste e Sul do Brasil, formados a partir da miscigenação entre índios, brancos e negros e que vivem da pesca artesanal, da agricultura, da caça, do extrativismo vegetal, do artesanato e, mais recentemente, do ecoturismo. A culinária caiçara é predominante em Antonina. O uso de ingredientes pegos diretamente das canoas dos pescadores locais fazem a festa dos habitantes e turistas da simpática cidade. Assim como o Barreado, a caldeirada faz parte da cultura local. De preparo rápido e fácil, é um prato perfeito para dividir  a mesa com amigos.

Caldeirada Caiçara de Frutos do Mar

por 18 de julho de 2016

Tempo de Preparo : 10 minutes. Tempo de Forno : 15 minutes Porções : 8 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Lave bem todos os frutos do mar com o suco de limão. Aqueça uma panela funda, de preferência de barro, e coloque o óleo. Refogue o alho por 1 minuto e junte o marisco. Adicione os tomates e cozinhe por mais 5 minutos, mexendo sempre. Ponha os cubos de peixe e cubra com água. Deixe que abra fervura e junte a lula e o camarão. Acrescente os cubos de batata cozidos e tempere com o sal e a pimenta. Polvilhe o cheiro-verde e o coentro, tampe a panela e deixe cozinhar por 5 minutos.

Sirva acompanhado de arroz branco e pirão.

Caldeirada 1

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. nossa, chef!!!
    essa é pra comer rezando de joelhos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.