Bolinho de Carne

Porco no Rolete
23 de outubro de 2011
Dia Mundial do Macarrão
25 de outubro de 2011
Mostrar todos

Almôndegas, Croquetes, Polpettas…

Independente do nome que recebe, este é um dos petiscos mais pedidos e apreciados em botequins do Brasil.

Denominados de Polpettas na Itália, por aqui recebem os nomes de Croquetes ou Bolinhos de Carne (o mais usual). Apesar de existirem inúmeras receitas, com ingredientes variáveis, a base é invariavelmente a mesma.

Há quem utilize carne de primeira, outros preparam com sobras, um reaproveitamento de outro prato, sendo que a carne é sempre moída. O resultado é quase sempre um petisco deliciosamente crocante por fora e macio em seu interior.

Em sua receita mais original, a carne moída é misturada com massa de pão amanhecida e amolecida em leite, cebola e alho refogados e ervas verdes (salsinha, cebolinha, louro, alfavaca, entre outras). Após misturar todos os ingredientes, adiciona-se farinha de trigo (ou mandioca) para dar liga. Montam-se bolinhas (achatadas ou não) e frita-se em óleo abundante e bem quente, deixando secar bem em papel absorvente antes de servir;

Crocante por fora e macio por dentro, bolinho de carne é uma delícia

Outros ingredientes podem ser utilizados. Algumas gotas de Molho Inglês darão um sabor extra muito bom. Quando faço, eu utilizo Patinho moído, mas você pode utilizar até mais de um tipo de carne em conjunto com a bovina, como a suína por exemplo.

Bolinhos de Carne tem de ser sentidos na mão, misturados com carinho até sua intuição dizer que estão na hora de irem para a panela. Daí, uma cerveja gelada, algumas gotas de limão, um molho Tabasco e bons amigos são a guarnição perfeita para eles. Com certeza, o dia será mais feliz.

Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *