Boef Bourguignon de Mignon

Novidades nos Cardápios
26 de maio de 2018
Casa Cor Paraná 2018
30 de maio de 2018
Mostrar todos

Um dos pratos mais festejados da gastronomia mundial é a estrela de hoje no OBA Gastronomia. O Boeuf Bourguignon é um dos clássicos da gastronomia regional francesa.

Bife bourguignon (“boeuf bourguignon”, em francês, ou “carne de vaca da Bourgogne”) é um prato típico da culinária da França, que consiste em carne de vaca guisada em vinho tinto, com alguns vegetais e condimentos. Como o nome indica, é uma preparação emblemática duma região da França, a Borgonha, pátria de vinhos célebres em todo o mundo, e também da raça charolesa de gado bovino, que são as indicadas para esta iguaria; segundo uma receita francesa, este prato é servido com massa alimentícia (macaroni ou tagliatelle), ou apenas com uma guarnição, também regional, de cogumelos, torresmos de bacon e cebolas-miniatura. (Wikipedia)

O Boeuf Bourguignon é tradicionalmente preparado com partes menos nobres do boi, como o acém. O Chef Claude Troigros afirma que uma das melhores carnes para prepará-lo é o nosso Cupim. Nesta versão eu usei o Filé Mignon, o que tornou o preparo bem mais rápido, já que com um corte mais duro o tempo de cozimento aumenta consideravelmente. O prato dá um certo trabalho, é para uma ocasião especial, mas vale a pena demais.

Boeuf Bourguignon de Mignon

por 28 de maio de 2018

Tempo de Preparo : 20 minutes. Tempo de Forno : 30 minutes Porções : 4 pessoas

Ingredientes

Modo de Preparo

Marinada

Faça um amarrado com as ervas. Misture todos os ingredientes e mergulhe a carne. Deixe por uma noite.

Preparo do prato

Separe a carne e a cenoura da marinada e preserve o líquido. Aqueça uma panela com o fundo pesado e regue com um pouco de azeite de oliva. Tempere a carne levemente com sal e a pimenta-do-reino e frite em pequenas porções, até que dourem, reservando. Na mesma frigideira, frite o bacon. Adicione a carne e a cenoura. Polvilhe a farinha de trigo e mexa bem por cerca de 2 minutos (esta técnica chama-se Singer, em francês. Ela que fará com que o molho engrosse). Coloque o líquido da marinada e o purê de tomate. Deixe cozinhar por 20 minutos.

Enquanto isto, aqueça uma frigideira e coloque a manteiga. Junte as cebolinhas e deixe que tomem cor. Polvilhe açúcar por cima, mexa bem e adicione o aceto balsâmico. Mexa até que caramelizem.

Em outra frigideira, coloque um fio de azeite e os cogumelos. Cozinhe até que dourem levemente.

Quando a carne estiver macia, junte as cebolas e os cogumelos. Retifique temperos e deixe por mais 10 minutos para apurar. Sirva bem quente acompanhado de arroz ou macarrão.

Bife Borguignon

Print
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.