O OBA Gastronomia de hoje traz uma receita para você guardar e utilizar em uma ocasião muito especial. Trazendo em sua composição um dos ingredientes mais aclamados no mundo, o Queijo Mascarpone, esta massa é um prato para “comer rezando”, como dizem por aí.

Eu sei que é caro e também não é tão fácil de encontrar. Sei também que até pode ser substituído por Crem Cheese, mas o resultado ao utilizar um verdadeiro Mascarpone é incomparável. Vale a pena a procura e cada centavo investido.

Bavette com Queijo Mascarpone e Shitake

Tempo de Preparo 10 minutes
Cook Time 20 minutes
Tempo Total 30 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 200 g Macarrão Bavette ou outro de sua preferência
  • 120 g Queijo Mascarpone
  • 50 g Cogumelos Shitake
  • 10 g Funghi Porcini Secchi
  • 1/2 taça Vinho branco seco
  • 1 colher sopa Manteiga
  • 1 pitada Nos-moscada
  • 1 dente picado Alho
  • À gosto Sal e pimenta-do-reino
  • 1 colher sopa Salsinha picada

Instruções

  1. Retire os talos dos cogumelos e corte em fatias de 2 cm. Aqueça levemente o vinho branco e coloque o funghi secchi para hidratar. Deixe por um mínimo de 10 minutos.
  2. Coloque o Mascarpone em uma tigela e tempere com sal, pimenta-do-reino e a noz-moscada.  Retire o funghi secchi do vinho e  misture o líquido ao Mascarpone.  Esprema e pique bem o funghi.
  3. Aqueça uma frigideira funda e coloque a manteiga. Junte o alho e refogue por 1 minuto, sem deixar queimar. Adicione o shitake e o funghi e deixe cozinhar por 2 minutos. Adicione a mistura do Mascarpone e deixe por mais um minuto. Retifique temperos e reserve.
  4. Cozinhe o macarrão em água salgada abundante até estar al dente. Reaqueça o molho e coloque a salsinha picada. Junte o macarrão e misture tudo muito bem. Sirva imediatamente.

Queijo Mascarpone

  1. Mascarpone é uma variedade de quejo de consistência muito cremosa, feito à base de leite de vaca e particularmente rico em gorduras. Sua cor é bege claro e o sabor é doce.
  2. A criação do mascarpone datada do final do século XVI ou início do XVII e provavelmente ocorreu na região da Lombardia, Itália, entre Lodi e Abbiategrasso. Na origem era produzido no outono  e no inverno, para consumo imediato.
  3. Mesmo na atualidade, é geralmente vendido logo ao término do processo de fabricação, devendo ser consumido pouco tempo depois. Se refrigerado, pode durar aproximadamente uma semana.
  4. É obtido através da acidificação do creme de leite, mediante a adição de ácido cítrico ou ácido acético. A técnica de fabricação é simples: basta aquecer o creme a 100° C (preferencialmente em banho-maria). Depois acrescenta-se suco de limão ou vinagre branco, para talhar o creme. Em seguida, coloca-se a massa dentro de saco de morim para escorrer durante um dia ou dois, no refrigerador. (Wikipedia)

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Este post tem um comentário

  1. Emma

    Eu faco mascarpone com creme de leite em lata. Faco varios furinhos na lata e deixo escorrer. Coloco no freezer a lata e depois retiro o creme e coloco numa peneira forrada com filtro de papel. Levo pra geladeira por no minimo 5 h. Mascarponde do Paraguai hahahahah mas fica otimo!

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.