Azeite de Urucum

Noz pecan
Noz Pecan
31 de julho de 2018
Sforno Pizzaria – Bom para os grandes e pequenos
6 de agosto de 2018
Mostrar todos
Azeite de urucum

Quer dar uma coloração intensa e fantástica para seus pratos? O urucum é o ingrediente que você está precisando. Perfeito para ensopados, pratos com peixes e aves, este ingrediente que herdamos da cultura indígena é maravilhoso.

Sementes de urucum

Urucu, ou urucum, é o fruto do urucuzeiro ou urucueiro (Bixa orellana), arvoreta da família das bixáceas, nativa na América tropical, que chega a atingir altura de até seis metros. Apresenta grandes folhas de cor verde-claro e flores rosadas com muitos estames. Seus frutos são cápsulas armadas por espinhos maleáveis, que se tornam vermelhas quando ficam maduras. Então se abrem e revelam pequenas sementes dispostas em série, de trinta a cinquenta por fruto, envoltas em arilo também vermelho.

Em cultura lusófona, chama-se ainda açafroa e também colorau (forma imprópria, a designar especificamente o condimento, também o corante, preparados à base de sementes do urucu trituradas ao pó, puras e/ou misturadas a outras).

O urucu é utilizado tradicionalmente pelos índios brasileiros (juntamente com o jenipapo, de coloração preta) e peruanos, como fonte de matéria prima para tinturas vermelhas, usadas para os mais diversos fins, entre eles, protetor da pele contra o sol e contra picadas de insetos; há também o simbolismo de agradecimento aos deuses pelas colheitas, pesca ou saúde do povo. No Brasil, a tintura de urucu em pó é conhecida como colorau e usada na culinária para realçar a cor dos alimentos. Esta espécie vegetal ainda é cultivada por suas belas flores e frutos atrativos. Ao passar urucu na pele, ele penetra nos poros e, ao longo do tempo, a pele passa a ter uma tonalidade avermelhada constante e definitiva. Isso acontece pois os poros se entopem de urucu e não conseguem mais eliminá-lo.

Um produtivo nativo das América, que foi levado para Europa desde o século XVII, é mundialmente empregado como corante de diversos fins, principalmente na indústria alimentícia. Com o banimento do uso de corantes alimentícios artificiais na União Europeia, por prováveis efeitos cancerígenos, por exemplo a anilina, é intensamente importado da América tropical e África, além de quase não ter sabor.

  • Na culinária: como condimento e também colorante, emprega-se sob a forma de pó obtido por trituração das sementes, usualmente misturadas a certo teor de outros grãos também triturados, devido ao arilo que envolve as sementes, que fornece matéria corante vermelha característica, como na casca dos queijos: leyden, queijo-do-reino e outros. É apreciado pela quase ausência de sabor e por não apresentar os efeitos prejudiciais dos corantes artificiais; Também é muito usada na culinária mexicana como condimento chamado Achiote, usado em pratos como Cochinita Pibil, Carnitas entre outros.  (Wikipedia)

Ingrediente indispensável na Moqueca Capixaba, sendo um dos diferenciais para a Moquca Baiana (que utiliza o Azeite de Dendê), o Azeite de Urucum prepara marinadas incríveis. Para prepará-lo você vai precisar de:

  • 200 gramas de semente de urucum
  • 400 ml de azeite de oliva

Coloque os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo. Deixe aquecer sem deixar ferver por 5 minutos, mexendo sempre. Desligue o fogo, deixe esfriar e transfira para uma garrafa passando por uma peneira fina. O azeite de urucum pode ser guardado por um mês em lugar fresco ou na geladeira. Use-o em marinadas, ensopados, vinagretes, etc.

Azeite de urucum

Print Friendly, PDF & Email
Orlando Baumel
Orlando Baumel
Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

1 Comentário

  1. Emma Bovary disse:

    Usamos muito urucum na minha regiao.Mas ele e socado junto do fuba torrado. E chamamos de urucum mesmo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: