Verão pede pratos frescos, refrescantes, que combinem com as altas temperaturas. Também pede pratos rápidos, que não te façam suar na beira do fogão. Carpaccio é uma das melhores pedidas para esta estação.

Este prato surgiu em 1950 no restaurante Harry’s Bar de Giuseppe Cipriani.

O prato foi um pedido especial da Condessa Amália Nani Moncenigo, que por indicação medica tinha uma dieta para curar a sua forte anemia, por isso ela pediu um prato feito à base de carne crua que é riquíssimo em ferro. Giuseppe preparou um prato feito com carne crua cortada em fatias bem finas acompanhada com um molho a base de maionese, molho inglês, suco de limão, leite, sal e pimenta do reino.

O nome do prato teve origem do pintor Vittore Carpaccio que utilizava traços vermelhos marcantes o que lembra a cor da carne crua. E apesar de não ser muito comum comer carne crua nesta época o prato fez um sucesso e até os dias de hoje ainda é muito apreciado.

Aqui no Brasil o prato surgiu somente na década de 70 trazido por Massimo Ferrari que colocou o prato no cardápio do seu restaurante em São Paulo. É claro que hoje em dia existem outras variações do prato, mas se você é um apreciador da típica comida italiana é claro que não pode deixar de experimentar esta delicia da culinária italiana. (Fonte: Ana Cristina Isensee – Coisas de Italianos)

Na época a carne era cortada na faca. Ainda hoje muitos puristas preferem desta maneira. A carne é colocada no freezer para depois ser laminada com uma faca bem afiada. Claro que você pode comprar lá prontos. No mais é preparar o molho. Seguem duas sugestões para você aproveitar esta delícia em um dia de calor, seja como entrada ou seja como prato principal.

MOLHO DE MAIONESE PARA CARPACCIO (tradicional)

INGREDIENTES

4 gemas

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de páprica picante

3 colheres (sopa) de mostarda

4 colheres (sopa) de vinagre de vinho branco 

850 ml de azeite de oliva extravirgem

pimenta e limão à gosto

PREPARO

Bater bem a gema, até ficar branca. Adicionar os ingredientes secos e metade do vinagre. Ir adicionando o azeite em fio e mexendo com um batedor de arames. No meio do processo, adicione a mostarda, o limão e o resto do vinagre. Continue batendo até obter uma maionese.

Sugestão de apresentação: Sirva com folhas de espinafre escaldados e com o molho por cima do carpaccio.

MOLHO DE ALCAPARRAS PARA CARPACCIO

INGREDIENTES

Salsinha 

Alcaparras

Limão

Azeitona preta picada

Azeite de oliva extravirgem

Mostarda Ancienne

Molho inglês

Suco de limão

Sal e pimenta-do-reino

PREPARO

Em uma tigela coloque uma colher (chá) mostarda e uma colher de chá de molho inglês e duas colheres de sopa de suco de limão. Misture tudo, levemente. Acrescente pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Vá adicionando o azeite de oliva, cerca de 6 colheres de sopa e misture bem. Após, deixe os ingredientes descansando por 1 minuto.

Enquanto isso, vá picando a salsinha (aproximadamente 2 colheres de sopa), uma colher (sopa) de azeitonas pretas picadas e uma colher (sopa) de alcaparras. Adicione ao restante dos ingredientes. Depois, basta regar o molho no carpaccio.

Sugestão de apresentação: sirva com folhas  de rúcula, o molho por cima da carne e salpique parmezão ralado.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.