Especialista em harmonizações, o sommelier Rodrigo Bertin te ajuda a combinar a bebida com diversos sabores de pizza

Nesta segunda-feira, dia 10, é comemorado o Dia da Pizza e segundo o especialistas em harmonizações Rodrigo Bertin, o vinho é o acompanhamento perfeito pra esse prato, ainda mais em dias frios como os deste inverno. “Brinco que a pizza e o vinho foram realmente feitos um para o outro, porque dá pra combinar esse prato com diversos tipos de vinhos, é só ter a atenção para os recheios na hora de escolher o vinho”, diz.

Para ajudar, o especialista selecionou dicas para combinar com cinco sabores de pizzas bem conhecidos. “As dicas são vão te dar direcionamento, mas eu recomendo que você experimente para descobrir as combinações que mais te agradem”, incentiva.

Mussarela e Marguerita: A dica para a pizza de marguerita vale também para a de sabor mussarela. “Em ambos os casos, a combinação perfeita será com vinhos tintos mais leves, porque vão contrastar com o peso da massa, do queijo e dos molhos. Os vinhos tintos são mais frutados e não vão ser um peso quando combinados com esses sabores”, explica. Algumas das opções são Pinot Noir, Sangiovese e Merlot.

Frango com catupiry: Neste recheio temos o frango levemente temperado e o catupiry, que é um queijo cremoso, e também poderia ser combinado com vinhos tintos leves. “Porém para inovar e experimentar um toque diferente, sugeriria experimentar com um vinho um pouco mais pesado, de médio corpo”, acrescenta. Entre as dicas de vinhos, estão o Merlot, Malbec, Tempranillo, Carmenere e até mesmo um Blend.

Portuguesa: Neste recheio temos um ponto de atenção devido à quantidade de cebola, ervilha e palmito. Então, a sugestão ideal seria um espumante Brut ou um vinho branco um pouco mais encorpado. “Não recomendaria um vinho tinto mais encorpado porque não ‘conversaria’ muito bem, principalmente, com a cebola”, pondera.

Pizza de brigadeiro: Pizzas de brigadeiros ou com recheios doces em geral pedem vinhos também mais doces, então você pode harmonizar com um vinho de sobremesa, como o Colheita Tardia. “Este seria a minha indicação principal, mas você também pode optar por um vinho do Porto, ou os espumantes Moscatel ou Asti, que são naturalmente doces”, finaliza.

Aprenda a preparar a Pizza de Hadoque Defumado da foto!

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.