Quando você pensa em um evento em dias de sol e calor, uma ótima sugestão de entrada é um Tartar, que nos traz a sensação de frescor. Feito com ingredientes crus, seu preparo exige mais cuidados que grandes técnicas, já que os ingredientes devem se de alta qualidade e frescos ao extremo. A receita de hoje é um pouco diferente das que estamos mais acostumados em ver sobre Tartar.

Tartar de tomate

Feito com cubos pequenos de tomates e manga, um toque de alcaparras picadas e broto de alfafa, temperado com Flor de Sal de Guerande e Azeite de Vanilla em favas, o que dá todo um diferencial e um ar exótico à receita.

Tartar de tomate 1

Outro ingrediente que compõe o prato é Creme de Aceto Balsâmico, encontrado em bons supermercados e lojas de produtos gourmet. O que utilizei é aromatizado com frutas vermelhas. Caso você não encontre, faça uma redução de Balsâmico. Coloque em uma panela e aqueça até ele atingir consistência de xarope.

Ao contrário do que pensamos, a Vanilla não é um “ingrediente doce”. O que acontece é que tudo o que estamos acostumados a ver com Vanilla remete a doces. A Vanilla em favas é um ingrediente que pode ser utilizado em receitas doces e salgadas. Vale a pena você procurar favas de vanilla e preparar esta entrada. Eu garanto o sucesso.

Tartar de Tomate com Azeite de Vanilla

Tempo de Preparo 5 minutes
Tempo Total 5 minutes
Porções 2 pessoas

Ingredientes

  • 4 unidades Tomate em cubos pequenos sem pele e semente
  • 1/2 unidade Manga em cubos pequenos
  • 4 colheres sopa Alcaparras
  • 1/2 xícara Broto de alfafa
  • À gosto Flor de Sal de Guerande
  • 2 colheres sopa Creme de Aceto Balsâmico

Azeite de Vanilla

  • 100 ml Azeite de oliva extravirgem
  • 2 unidades Favas de baunilha

Instruções

  1. Prepara o azeite com 3 dias de antecedência. Passe uma faca no sentido do comprimento de cada fava, somente para abri-la. Coloque as favas em uma garrafa própria e preencha com o azeite. Deixe em lugar arejado.
  2. Retire a pele dos tomates e corte em cubinhos. Deixe escorrer bem em uma peneira. Passe as alcaparras em água corrente e esprema bem com as mãos, para tirar o excesso de sal. Pique bem.
  3. Misture os cubos de tomate e de manga com a alcaparra e tempere com o Sal de Guérande.
  4. Em um aro de metal, coloque uma camada do tomate, uma de broto de alfafa e acabe com mais uma de tomate.
  5. Monte em pratos individuais. Pincele o Creme de Balsâmico e regue o Tartar com o azeite. Se quiser, polvilhe ciboulette por cima.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.