A Tapioca, é o nome de uma iguaria tipicamente brasileira, de origem indígena e descoberta em Pernambuco, feita com a fécula extraída da mandioca, também conhecida como goma da tapioca, tapioca, goma seca, polvilho e polvilho doce. Esta, ao ser espalhada em uma chapa ou frigideira aquecida, coagula-se e vira um tipo de panqueca ou crepe seco. O recheio varia, mas o mais tradicional é feito com coco ou queijo coalho. É um quitute muito comum no Nordeste e Norte do Brasil.

Há também variedades conhecidas como Beiju de Lenço, Beiju de Massa e outras, feitas em fornos das casas de farinha das comunidades rurais em determinadas épocas do ano; assim como outras variações.

O nome tapioca é derivado da palavra tipi’óka «coágulo», o nome para este amido em Tupi; e pode referir-se tanto ao produto obtido da fécula quanto ao prato em si feito a partir dele. (Wikipedia – A enciclopédia livre)

Tapioca com coco e coalho

A maneira de preparo da Tapioca é invariável. Em frigideira antiaderente aquecida em fogo brando, espalha-se uma porção e com as costas de uma colher cobre-se o fundo da frigideira de modo uniforme e recheia-se (tradicionalmente com coco ralado e raspas de queijo coalho, mas possibilitando uma infinidade de novos recheios), assando de dois a quatro minutos – ou até que a mistura fique com suas bordas soltas da frigideira. Em seguida, dobra-se a tapioca, passando um pouco de manteiga em ambos os lados e assando por mais um minuto.

*  O Conselho de Preservação do Sítio Histórico de Olinda concedeu à Tapioca o título de Patrimônio Imaterial e Cultural da Cidade em 2006, mesmo ano em que Olinda recebeu o título de 1ª Capital Brasileira da Cultura (Ministério da Cultura e Ministério do Turismo, governo federal).

Apesar de muito popular e integrante da culinária típica de diversos estados nordestinos, a tapioca mais tradicional do Brasil ainda se encontra no Alto da Sé, em Pernambuco (preservada pela Associação das Tapioqueiras de Olinda). Em outros estados, a tapioca sofreu algumas modificações quanto à original (como no Ceará, onde possui formato redondo e é bastante apreciada com café preto). Também encontramos diversas entidades dedicadas à cultura popular da tapioca pelo Nordeste, como o Centro das Tapioqueiras entre os municípios de Fortaleza e Eusébio, no Ceará.

Tapioca com coco e coalho 1

Hoje é possível encontrar a Tapioca já preparada, o que facilita em muito seu preparo. Aproveitem e provem em sua receita mais tradicional.

Tapioca de Coco e Queijo Coalho

Tempo de Preparo 5 minutes
Cook Time 5 minutes
Tempo Total 10 minutes
Porções 1 pessoa

Ingredientes

  • 1 xícara Tapioca
  • 3/4 xícara Coco ralado
  • 100 g Queijo Coalho ralado
  • 1 colher sopa Manteiga
  • À gosto Sal

Instruções

  1. Misture o coco ralado com o sal. Aqueça uma frigideira antiaderente com 20 cm de diâmetro e espalhe a tapioca. Deixe por 1 minuto e passe a manteiga em toda a massa. Espalhe o coco ralado em meia massa e coloque o queijo Coalho por cima. Dobre a tapioca sobre o recheio e abafe com uma tampa. Deixe por mais 2 minutos, até o queijo derreter. Sirva imediatamente.

Orlando Baumel

Chef de Cozinha, músico e sócio do site junto com a Carol. Casado, pai de 3 lindas garotas.

Deixe uma resposta

Gostaram da Receita




Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.